Acolher o Novo
Simone Furquim Guimarães
A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Lc 1,39-45. Nela relata o encontro de Maria e Isabel, sua prima. Esta narrativa está eivada de simbolismo: o encontro de Maria e Isabel representa o encontro entre o Antigo e o Novo Testamento.
O Antigo, simbolizado pela idade de Isabel e do sacerdote Zacarias, vai acolher o Novo, simbolizado pela jovem Maria e o menino que vai nascer. Do Antigo, nascerá o profeta que do ventre da mãe já sinaliza o Novo que virá.
A leitura diz que Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz de alegria. Foi o Espírito Santo que inspirou Isabel a acolher o Novo. O evangelista entende que é o Espírito Santo que inspira a igreja cristã a acolher o Menino que vai nascer dentro de cada um de nós. Exultante de alegria, Isabel exclamou aos gritos as bem aventuranças, pois as promessas de Deus foram cumpridas: “Bem aventurada és tu que acreditaste, pois cumprir-se-á o que te foi prometido da parte do Senhor”.
São Lucas percebeu a ação de Deus na história humana. Deus visita seu povo, assim como visitava no Antigo Testamento. No livro de Samuel há o relato em que a Arca de Javé, a arca da Aliança ficara na casa de Obed-Edom por três meses, abençoando toda a família (2Sm 6,11). A arca representa a presença de Deus. É o Santuário que migra de casa em casa. Não ficava fixado em um templo. Faz memória do Deus do Êxodo, que caminha com o povo e habita em tendas. Este Deus entra na casa, é acessível às pessoas. Podemos nos aproximar dele.
Agora é Maria que carrega a “Arca” em seu ventre. Maria ficou por três meses na casa de Isabel. É Deus visitando e abençoando toda a família. E desde o início Maria colocou-se a serviço do Reino.
São Lucas ensina à comunidade cristã e a nós hoje a importância de sermos também como a “Arca”: carregar em nós, em nossas ações e palavras, o Deus amoroso. E assim como Maria, sair de nosso comodismo e estar com o outro, estar a serviço e levar a alegria do Evangelho!
João estremece no ventre de Isabel, anunciando a Vinda do Senhor Jesus:
É o Advento!
Oremos e cantemos de alegria pelos “sinais” de Sua vinda!
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatina.
Sem categoria Evangelho de Lucas Maria de Nazaré Santa Isabel Tempo do Advento
Edição do blog Visualizar tudo →
Editor de alguns blogs