Acolher o Novo

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Lc 1,39-45. Nela relata o encontro de Maria e Isabel, sua prima. Esta narrativa está eivada de simbolismo: o encontro de Maria e Isabel representa o encontro entre o Antigo e o Novo Testamento.

O Antigo, simbolizado pela idade de Isabel e do sacerdote Zacarias, vai acolher o Novo, simbolizado pela jovem Maria e o menino que vai nascer. Do Antigo, nascerá o profeta que do ventre da mãe já sinaliza o Novo que virá.

A leitura diz que Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz de alegria. Foi o Espírito Santo que inspirou Isabel a acolher o Novo. O evangelista entende que é o Espírito Santo que inspira a igreja cristã a acolher o Menino que vai nascer dentro de cada um de nós. Exultante de alegria, Isabel exclamou aos gritos as bem aventuranças, pois as promessas de Deus foram cumpridas: “Bem aventurada és tu que acreditaste, pois cumprir-se-á o que te foi prometido da parte do Senhor”.

São Lucas percebeu a ação de Deus na história humana. Deus visita seu povo, assim como visitava no Antigo Testamento. No livro de Samuel há o relato em que a Arca de Javé, a arca da Aliança ficara na casa de Obed-Edom por três meses, abençoando toda a família (2Sm 6,11). A arca representa a presença de Deus. É o Santuário que migra de casa em casa. Não ficava fixado em um templo. Faz memória do Deus do Êxodo, que caminha com o povo e habita em tendas. Este Deus entra na casa, é acessível às pessoas. Podemos nos aproximar dele.

 Agora é Maria que carrega a “Arca” em seu ventre. Maria ficou por três meses na casa de Isabel. É Deus visitando e abençoando toda a família. E desde o início Maria colocou-se a serviço do Reino.

São Lucas ensina à comunidade cristã e a nós hoje a importância de sermos também como a “Arca”: carregar em nós, em nossas ações e palavras, o Deus amoroso. E assim como Maria, sair de nosso comodismo e estar com o outro, estar a serviço e levar a alegria do Evangelho!

João estremece no ventre de Isabel, anunciando a Vinda do Senhor Jesus:
É o Advento!

Oremos e cantemos de alegria pelos “sinais” de Sua vinda!


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).

Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: