Oração

Paulo VI

A Igreja é uma comunidade de oração.

A Igreja é uma Societas spiritus. A Igreja é a humanidade que encontrou, por meio de Cristo, único e sumo Sacerdote, o modo autêntico de rezar, isto é, de se dirigir a Deus, de falar com Deus e de falar de Deus. A Igreja é a família dos adoradores do Pai « em espírito e verdade ».

[…]

Mas, ao mesmo tempo, devemos lamentar que a oração pessoal diminua, ameaçando, deste modo, a própria Liturgia de empobrecimento interior, de ritualismo exterior, de prática puramente formal.

O sentimento religioso pode enfraquecer com a falta destas duas características indispensáveis da oração: a interioridade e a individualidade. É preciso aprender a rezar também interiormente e sozinho. O cristão deve cultivar a oração pessoal. Cada alma é um templo, como disse São Paulo: « Não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? ». E quando entramos neste templo da nossa consciência, para adorar nele o Deus presente? Somos talvez almas vazias, embora cristãs, almas ausentes de si mesmas, esquecidas do misterioso e inefável encontro, que Deus, o Deus Uno e Trino, exatamente dentro de nós, se digna oferecer ao nosso colóquio filial e extasiado? Não recordamos, porventura, as derradeiras recomendações do Senhor na última Ceia: « …se Alguém Me ama, guardará a Minha Palavra; Meu Pai amá-lo-á e viremos a ele, e faremos nele morada » (Jo 14, 23) ?

É a caridade que reza, diz Santo Agostinho. E o nosso coração está animado pela caridade, que nos torna capazes desta íntima oração pessoal?

A Ecclesia orans é um coro de vozes individuais, vivas, conscientes e amorosas. A Igreja, que se renova e deseja que sejamos testemunhas e apóstolos, pede-nos uma iniciativa espiritual interior, uma devoção pessoal, uma meditação feita com o próprio coração e um certo grau de contemplação, cheia de reflexão, de adoração, de dor e de alegria.


A Igreja, comunidade de oração. Audiência geral, quarta-feira, 22 de abril de 1970.

Espiritualidade Igreja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: