XV — Pentecostes

Todos ficaram repletos do Espírito Santo.
At 2,4
Palavra de Deus
At 2,1-4
Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.
Magistério
São João Paulo II
O Espírito Santo é o Dom, que vem ao coração do homem ao mesmo tempo que a oração. Na oração Ele manifesta-se, antes de mais e acima de tudo, como o Dom, que «vem em auxílio da nossa fraqueza». É o magnífico pensamento desenvolvido por São Paulo na Epístola aos Romanos, quando escreve: «Nós nem sequer sabemos o que devemos pedir como nos convém; mas o próprio Espírito Santo intercede por nós, com gemidos inexprimíveis». Assim o mesmo Espírito Santo não só nos leva a rezar, mas também nos guia «de dentro» na oração, suprindo à nossa insuficiência e remediando a nossa incapacidade de rezar: está presente na nossa oração e confere-lhe a dimensão divina. «Aquele que perscruta os corações (Deus) sabe quais são os desejos do Espírito, porque Ele intercede pelos santos em conformidade com Deus». A oração, por obra do Espírito Santo, torna-se a expressão cada vez mais amadurecida do homem novo que, através dela, participa na vida divina.
Preces
— Rezemos pela Igreja, para que nenhum povo e nenhuma língua se sintam nela estranhos, mas, na diversidade das línguas e culturas, todos e todas participem do diálogo fraterno de filhos e filhas de Deus.
— Rezemos por todos nós, para que nas alegrias e tristezas, na vida cotidiana e nas provações, saibamos recorrer ao Espírito Santo com docilidade e confiança.
— Peçamos ao Espírito Santo que aja em nós para que, pessoalmente e em comunidade, possamos adquirir o habitus do discernimento.
SENHOR, te pedimos a graça de testemunhar com alegria a ressurreição de Jesus.
Que o Espírito Santo faça com que nossos pensamentos, sentimentos, vontade e liberdade sejam sempre orientados para a maior Glória de Deus.
— Pai Nosso que estais nos céus…
— Ave Maria, cheia de graça…
— Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era, no princípio, agora e sempre.
Amém.
Canção
Vem Espírito Santo
vem e não demores
vem e não demores!
Faze dos cristãos que aqui estão
tuas testemunhas da ressurreição,
da luta pela paz e o amor,
da luta por um mundo melhor.
Vem animar a nossa missão.
Vem trazer à nossa Igreja um novo vigor
vem iluminar a nossa vida
vem nos unir como irmãos.
Vem, Espírito Santo, e não demores,
vem renovar a face da terra,
vem eliminar toda guerra,
vem libertar o teu povo!
Vem, Espírito Santo (Estêvão Bruyland)
[ouça no Youtube]
ESTAÇÕES
I – II – III – IV – V – VI – VII
VIII – IX – X – XI – XII – XIII – XIV – XV
Introdução | Créditos