III — Jesus aparece às mulheres

Não tenham medo!
Mt 28,5
Palavra de Deus
Mateus 28,1-10
Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu do céu e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos. O anjo disse às mulheres: «Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia. Vão depressa e digam aos discípulos dele: “Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão”. Notem que eu já os avisei». As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus. De repente, Jesus as encontrou e disse: «Salve!» Elas se aproximaram dele, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. Então Jesus lhes disse: «Não tenham medo. Vão dizer a meus irmãos que se dirijam para a Galileia; lá eles me verão».
Magistério
Papa Francisco
As mulheres assustadas deixam apressadamente o túmulo de Jesus, que encontraram vazio; mas o próprio Jesus aparece-lhes no caminho e diz-lhes: “Nada receeis; ide dizer a meus irmãos que partam para a Galileia, e lá me verão”. Com estas palavras, o Ressuscitado confia às mulheres um mandato missionário para os Apóstolos. De fato, deram um admirável exemplo de fidelidade, dedicação e amor a Cristo no tempo da sua vida pública, bem como durante a sua Paixão; agora são recompensadas por Ele com este gesto de atenção e predileção. As mulheres, sempre no início: Maria, no início; as mulheres, no início. Primeiro as mulheres, depois os discípulos e, em particular, Pedro, veem a realidade da ressurreição. Jesus tinha-lhes anunciado repetidamente que, depois da paixão e da cruz, ele ressuscitaria, mas os discípulos não tinham compreendido, porque ainda não estavam prontos. A sua fé teve que dar um salto qualitativo, que só o Espírito Santo, dom do Ressuscitado, poderia suscitar.
Regina caeli. 13 de abril de 2020.
Preces
— Rezemos ao Senhor a fim de que nos ajude a ter confiança e a tolerar e vencer os medos.
SENHOR, te pedimos a graça de sentir intensa alegria pela ressurreição de Jesus.
E que, com a tua graça, possamos sair de nossa comodidade e tenhamos coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.
— Pai Nosso que estais nos céus…
— Ave Maria, cheia de graça…
— Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era, no princípio, agora e sempre.
Amém.
Canção
Cristo ressuscitou, o sertão se abriu em flor,
da pedra água saiu, era noite e o sol surgiu,
Glória ao Senhor!
Vocês que tristes ’stão, que gemem sob a dor,
na dor de sua paixão Deus se irmanou.
Vocês que pobres são, que temem o opressor,
por sua ressurreição, Deus nos livrou.
Reginaldo Veloso; melodia medieval.
[ouça no Youtube]
ESTAÇÕES
I – II – III – IV – V – VI – VII
VIII – IX – X – XI – XII – XIII – XIV – XV
Introdução | Créditos