Modo de fazer cada exercício

Retiro Pascal 2024

Santo Inácio ensina que Exercícios Espirituais são “todo modo de preparar e dispor a alma para tirar de si as afeições desordenadas e, afastando-as, procurar e encontrar a vontade divina…” (EE 1).

“O que sacia e satisfaz a alma não é o muito saber, mas o sentir e saborear as coisas internamente” (EE 2).

“É mais conveniente e muito melhor que, (…)o mesmo Criador e Senhor se comunique à sua alma devota…” (EE 15).

Considerando isso, chamamos de exercício, cada tempo de oração pessoal e a seguir apresentamos o modo de fazer cada exercício ou os passos para oração:

Nossa atitude: Oferecer-me a Deus com generosidade para escutar o que Ele me diz e para fazer a vontade dele. “Senhor, o que o quiseres, eu quero também” (cf. EE 5).

  1. Colocar-me na presença de Deus (EE 75).
  2. Oração preparatória: “Senhor, que todas as minhas intenções, ações e desejos sejam puramente ordenados para o serviço e louvor de sua Divina Bondade” (Cf. EE 46).
  3. Composição de lugar: Imaginar alguma coisa que me ajude a concentrar na oração que vou fazer. Procurar ver, com os olhos da imaginação a cena que o texto bíblico, principalmente o evangelho, sugere (Cf. EE 47).
  4. Pedir uma graça especial, de acordo com o assunto da oração. Pedir o que quero e desejo (EE 48).
  5. Meditar ou contemplar: texto bíblico, junto com acontecimentos e situações da vida… (EE 50-52).
  6. Terminar com um colóquio, uma conversa íntima com Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, com Maria, mãe de Jesus, ou santo(s) e santas (EE 53-54).

Fazer a revisão da oração. Terminada a oração, por uns 15 minutos, examinar como foi a oração (EE 77). Tomar consciência da ação mais intensa de Deus em mim, consolações, desolações, dificuldades e sentimentos.

Convém anotar o mais importante da oração.

Pe. José Flávio M. Tardin, SJ