Seguir, testemunhar e ser fiel

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho hoje é Jo 21,20-25. João encerra o Evangelho ressaltando os valores do discipulado de Jesus: seguir e testemunhar Jesus e permanecer fiel ao seu projeto de vida.

O apóstolo Pedro quer saber de Jesus o que acontecerá com o “Discípulo amado”. Na narrativa, e em todo o Evangelho, não sabemos o nome deste discípulo porque o Evangelho de João é escrito com uma riqueza simbólica para transmitir um significado muito profundo para a comunidade cristã e para nós hoje.

Jesus diz a Pedro que ele (Pedro) sofrerá o martírio (v.19) e o “Discípulo amado” vai permanecer até que Jesus venha (v.22). Na conclusão da leitura, o editor final do Evangelho diz que quem deu testemunho de tudo o que aprendemos neste livro foi o “Discípulo amado”.

Nessa perspectiva simbólica, muito encontrada no evangelho de João, compreendemos que o discípulo amado é símbolo da comunidade que permaneceu fiel aos ensinamentos de Jesus. Essa comunidade foi passando esses ensinamentos de geração em geração até chegar a nós. Nós, também, somos os discípulos amados de Jesus quando permanecemos fiéis ao seu projeto de vida.

No dia 24 de maio deste ano, celebramos nove anos da memorável Encíclica  Laudato si, escrita pelo Papa Francisco que nos convoca a cuidarmos de toda Criação divina. A criação está vulnerável diante do modelo econômico de exploração em que vivemos. Isto reflete em morte tanto para a natureza como para nós mesmos, seres humanos, que fazemos parte desta Casa Comum. Estejamos solidários aos nossos irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul, que estão tão vulneráveis diante da tragédia das enchentes em sua região.

Sabemos que Jesus foi uma pessoa inteiramente preocupada com os mais vulneráveis do seu tempo; tanto que Jesus amplia o sentido do principal mandamento divino: “Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo” (cf. Lc 10, 27). Amar a Deus é amar o próximo.

Permanecer fiel ao projeto de Jesus é também cuidar dos vulneráveis de nosso tempo.  Portanto, é tempo de unir a nossa voz e oração. Nesta Semana de Oração pela unidade dos Cristãos, cujo tema é o amor ao próximo, oremos todos e todas para que possamos seguir, testemunhar, permanecer firmes no compromisso cristão; e estejamos unidos também em ação solidária para cuidar de nossos irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul.

Amém!


Ouça no Podcast Ignatiana [link]

Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.

Sábado da 7ª semana da Páscoa, ano B

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário