Peito de frango na moranga

Zé Pires

Ingredientes

  • 1 moranga bem alaranjada
  • 2 requeijão em pasta ou 2 copos de requeijão (mais pastoso)
  • 1 kg e meio de peito de frango cortado em cubinhos
  • 100 g de manteiga
  • 3 cebolas ralada ou picadinha
  • 6 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
  • Sal
  • Coentro picado, salsinha, cebolinha (1 molho de cada) e pimenta de cheiro 5 tomates (sem pele)
  • 1 vidro de champignon
  • I lata de ervilha
  • 1 copo de leite
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • Curry
  • Gengibre em pó
  • 1 colher de sopa de catchup
  • suco de 1 limão
  • pimenta de cheiro
  • queijo ralado
  • azeite de oliva
  • sal

Modo de preparar

  1. Lavar e enxugar a moranga.
  2. Com uma faca afiada, cortar uma tampa na parte de cima, redonda e na diagonal pra dentro, ficando a parte mais larga pra fora. Com uma colher tirar todas as sementes. Passar um guardanapo úmido dentro da moranga.
  3. A seguir passe manteiga por dentro e por fora da moranga, enrolar em papel de alumínio e levar ao forno por uns 25 minutos.
  4. Dourar o alho na manteiga, juntar as cebolas e deixar refogar bem. Acrescentar o peito de frango, picadinho em cubos, temperado com sal e limão deixar fritar um pouco. Acrescentar o curry, o gengibre em pó, os tomates bem picados, o tablete de caldo de galinha e diluir bem, acrescentar o coentro, a salsinha e a cebolinha, adicionar o catchup, o champignon, a ervilha, provar o sal e temperar com pimenta de cheiro bem picadinha. Diminuir o fogo e juntar o creme de leite, misturando sempre, até cozinhar sem ferver. Apagar o fogo e deixar descansar um pouco.
  5. Retirar a moranga do forno, retirar o papel de alumínio, a seguir retirar a tampa.
  6. Para ir controlando se já está no ponto, retirar com cuidado a tampa e espetar um garfo na polpa da moranga. Se não estiver boa, tampar novamente, fechar bem com o papel de alumínio e deixar no forno por mais um tempo.
  7. Se preferir pode assar em banho-maria em colocando a moranga em uma forma, cuidar sempre para não deixar a água secar.
  8. Servir com arroz branco. Na hora de servir, retirar junto com o peito de frango e o requeijão pmte da poupa da moranga que estará muito saborosa.
  9. Se o requeijão for daquele pastoso (catupiry), mais consistente, pegar um pedaço e abrir bem, espalhar o requeijão, untando toda a base interna da moranga por dentro, até mais ou menos o meio da moranga, depois rechear com o molho do peito de frango e, por último colocar outra camada de requeijão, tampar com a tampa tirada da moranga, envolver novamente toda ela papel alumínio e levar ao forno para assar por 1 hora ou até que a parte de dentro da moranga fique macia.



Arte culinária da CVX Maria
Belo Horizonte (MG)

Livro 1 (2010)
Livro 2 (2011)

Gastronomia e culinária

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário