A tranquilidade de um bom discernimento

Tatiana Moreira Marques

No ano passado foi um ano de muitos sims para mim dentro da Comunidade de Vida Cristã CVX, sendo o primeiro deles acompanhar o percurso de acolhida; cerca de 30 pessoas que “orbitavam” a CVX regional Sul: participavam dos eventos, Exercícios de Vida Cotidiana (EVC), Retiro de Advento e Quaresmal; e junto a secretaria de formação e com um material vindo da CVX Portugal, iniciamos os encontros no que seria o 4º percurso de acolhimento da CVX Regional Sul. Mesmo a minha vida de oração passando por um período difícil, vi que os primeiros encontros foram maravilhosos, pois todos tinham muita sede em conhecer esse Deus apresentado pelos Exercícios Espirituais (EE). Todos possuíam uma caminhada na Igreja Católica e era encantador ver esse desabrochar de cada um, como lírios do campo, cada um abrindo ao seu tempo e a gente auxiliando, com respeito ao ritmo de cada um, à esse momento sagrado que é a partilha do mais íntimo da sua oração. (Mt 6:28, Olhai os lírios do campo)

Após alguns encontros, por conta da minha árida oração pessoal, passei a me sentir hipócrita: Como poderia eu ensinar alguém a rezar se eu mesma não estava conseguindo fazer as minhas orações pessoais? Um dilema enorme, uma cobrança interna…

Mesmo assim, a alegria que eu acordava nas terças feiras, o amor que eu sentia por cada uma daquelas pessoas que eu nem conhecia direito, me movia – eu percebia moções. Os encontros eram às terças feiras e minhas terças amanheciam mais alegres, mais bonitas, independente do clima que estava lá fora; podia estar chovendo, aqui dentro era sol!

E assim fomos caminhando e nos alimentando mutuamente, foi lindo, muito lindo, tão lindo que só quem vive a experiência pode dizer. Ah! Chamamos outros a participar e acompanhar esta beleza e minha comunidade veio em sua maioria acompanhá-los, quantos frutos de amor!

Mais um sim

Caminhamos por cerca de 6 meses juntos e, do meio para o final eu já não me sentia mais hipócrita e as partilhas deles ressoavam em meu coração, ressoavam meus próprios questionamentos com Deus, sem perceber eu estava novamente rezando com eles e por eles. Esse sim despreparado, meio torto e desengonçado foi tomando forma, corpo e no dia 31 de Julho por sugestão do Darkless (membro da minha comunidade), decidi fazer meus compromissos temporários na CVX, o amor que crescia dentro de mim por esta comunidade que estava acolhendo me enchia de uma forma que eu queria transbordar, retribuir tudo o que Deus estava me dando, eu fazendo tão pouco por Ele, e Ele com essa imensidão de amor! Foi lindo novamente, me levou as lágrimas esse sentimento de quão pequena sou diante desse oceano de amor.

O sim vivido pela experiência, na convivência

Depois veio o Encontro Nacional CVX, e mais uma vez acolhi o desejo de ir! Fui e, novamente, foi lindo! Voltei transbordando esse oceano de amor que conheci dos 4 cantos do Brasil. Foi uma experiência realmente enriquecedora, conhecer o corpo, sentir-se parte deste corpo, ver esse corpo crescendo, quantas ideias, inovações, quanto amor em cada detalhe – num olhar, numa atitude, numa palavra. Mais as festas, danças e a Bahia que eu não conhecia… Ah Bahia, quanta alegria! Nossa delegação era grande, tudo correu com muita harmonia e liberdade tal qual os EE nos recomenda, e eu vivi experiências peregrinando até lá, com os peregrinos que lá encontrei e foi lindo. Como diziam na Bahia: Pronto! Ahaha

Um sim maior

Por fim, caminhávamos mais uma vez para as eleições da Comissão Executiva Regional Sul (CERS), minha comunidade mais uma vez sugeriu que eu rezasse pois já trabalhava com a formação e não alteraria tanto assim minha rotina.  Eles achavam que eu tinha perfil, eu não via isso com tanta clareza, rezei e a oração me trouxe tranquilidade.

Entretanto, todas essas decisões anteriores me traziam tranquilidade: o percurso, os compromissos, o nacional, toda essa movimentação vinha com muita paz, diferente da correria do dia a dia ou do trabalho que às vezes me estressa, cansa, gera dúvidas: Onde está o seu coração?

Mais uma oração, mais uma vez a tranquilidade e clareza do sim: me dispus mais uma vez e incrivelmente, nessa perfeição que só pertence a Deus mesmo, vieram outros 3 candidatos, um de cada secretaria da regional: Juventudes, Famílias, Justiça Socioambiental e Formação. E nem precisamos de votação, foi por aclamação, se tivesse sido combinado talvez não seria tão perfeito e foi lindo!!!

Sigo agora aqui,  caminhando, peregrinando, sem muita clareza do que há por vir, mas com muita tranquilidade das decisões, nessa disposição que o discernimento desperta em meu coração, nesses “sims” que a comunidade através do amor e cuidado suscita em mim.


Tatiana Moreira Marques é leiga, pertencente à Comunidade de Vida Cristã (CVX), CVX Nossa Senhora da luz dos Pinhais, Curitiba (PR).

CVX: Uma Vocação

Imagem: Lígia de Medeiros. Karajá. Azulejo.

Comunidade de Vida Cristã (CVX) Espiritualidade cristã

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

2 comentários Deixe um comentário

  1. A vida tem muitas oportunidades de escolhas. Como é bom fazê-las ouvindo o Bom Deus, ou seja, com discernimento.

    Obrigada por compartilhar sua experiência em dizer sim, discernindo!

    Curtir

Deixe um comentário