Acolher e dialogar

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho hoje é Lc 18,9-14. O evangelista informa que por meio de um ensinamento (parábola), Jesus criticou o comportamento dos fariseus, pois eles se consideravam justos diante de Deus e desprezavam aqueles que não seguiam as doutrinas judaicas.

A parábola diz que um fariseu foi rezar no templo e agradeceu a Deus por não ser como os pecadores; e este fariseu se gabava de seguir todas as doutrinas da sua igreja; já o cobrador de impostos, com humildade, bateu no peito e disse: “Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!”.

A parábola que Jesus conta nos ensina a viver uma relação sincera com Deus e de reconhecimento de sua infinita misericórdia e graça. Jesus desconstrói a relação que muitos fariseus tinham com Deus: uma relação de troca de favores e privilégios.

Jesus critica o entendimento daqueles fariseus que se consideravam puros e os únicos eleitos por Deus. Infelizmente, presenciamos hoje, alguns grupos judaicos que se consideram eleitos por Deus e dignos de possuir o território da Palestina. E, em nome de Deus, guerreiam contra pessoas que habitam na Palestina e não são da religião judaica. Esta teologia da eleição divina está matando muitas pessoas inocentes!

 Infelizmente, esta teologia da eleição divina desencadeou consequências terríveis para a humanidade, com governos totalitários, como o nazismo que pregava uma raça pura, separada e eleita por Deus.

Infelizmente, a teologia da eleição divina exclui as pessoas da comunidade cristã; não percebe que Deus é Graça e que a salvação é dom gratuito de Deus para toda humanidade.

Estamos no período da quaresma, tempo de conversão. O publicano da parábola nos ensina a abrir nosso coração para Deus, reconhecendo nossa condição humana, finita e imperfeita, porém, sincera e fiel ao Deus que é amor e misericórdia. Jesus nos ensina a acolher e dialogar com todas as pessoas, nos ensinar a promover a fraternidade e a amizade social, reconhecendo que todos/as estão no plano de salvação de Deus.


Ouça no Podcast Ignatiana [link]

Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.

Sábado da 4ª semana da quaresma, ano B

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário