Nova Aliança

Simone Furquim Guimarães

Estamos na terceira semana do Advento e o Evangelho de Lucas (cf. 1,57-66) anuncia o nascimento de João Batista para enfatizar a importância da vinda do profeta como o mensageiro da Nova Aliança e quem preparará o caminho para que a comunidade receba o Salvador; pois, para o evangelista, esta Aliança marca a nova história da salvação.

Neste relato em torno do nascimento e circuncisão de João Batista, percebemos que o sacerdote Zacarias passou a reconhecer o Advento (ou seja, a preparação para a chegada do Menino Jesus). Zacarias escreve o nome de seu filho João (que quer dizer “Deus é propício”). E neste momento, o sacerdote voltar a falar. Neste mesmo capítulo, Zacarias canta para seu filho, dizendo: “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois caminharás à frente do Senhor, preparando-lhe o caminho” (cf. v.76). O sacerdote, que conhece bem a profecia, relembra a mensagem de Isaías, no capítulo 40,3: “Uma voz clama no deserto, preparai um caminho para o nosso Deus”.

A liturgia de hoje nos conclama também a sermos essa voz no deserto imenso das realidades que nos cercam hoje. O deserto pode ser representado pela fome, miséria, guerras, injustiças sociais e ambientais. Devemos ser mensageiros, profetas e profetizas; preparadores para a vinda do Menino Jesus em nossas vidas. Ou seja, devemos construir aqui mesmo neste mundo o Reino de Deus. Como faremos? Combatendo todas as forças malignas que destrói a vida humana e a natureza; e anunciando e vivendo o projeto de Deus em nossa realidade.

E o Advento tem esse propósito. O sacerdote Zacarias reconheceu os desígnios de Deus e a partir de então abriu sua boca para anunciar e louvar (cf. Lc 1,68-79). Que também nós possamos reconhecer, no cotidiano de nossas vidas, a mão misericordiosa de Deus e louvar a todo momento por suas maravilhas.

Feliz e abençoado Natal!


Ouça no Podcast Ignatiana [link]

Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.

Sábado da 3ª semana do advento, ano B

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário