Atenção e vigilância

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho hoje é Lc 21,34-36. Estamos na véspera do tempo litúrgico do Advento. A leitura do Evangelho desse próximo domingo (1º Domingo do Advento) será Mc 13,33-37, que é semelhante à leitura de hoje. Nessas duas leituras, Jesus pede atenção e vigilância para a vinda do Filho do Homem.

Como sabemos, o tempo do Advento significa tempo de preparação. O Evangelho já nos pede para nos preparar para esse momento tão especial em nossas vidas. Como os cristãos podem se preparar para receber o menino Jesus?

Lucas pede oração. E sabemos que oração não é estado de passividade, e sim de ação. Jesus adverte que a oração e vigilância são importantes para não sermos atacados pelas devassidões e embriaguez deste mundo. Ele vai dizer que as tentações deste mundo tornam nosso “coração pesado”.  Na Bíblia, o coração simboliza a mente: é entendido como a fonte dos pensamentos e da sabedoria.  Portanto, se estamos com o “coração pesado”, estamos pensando e agindo conforme a visão deste mundo e não conforme o projeto que Deus quer para a humanidade. Jesus estava falando do contexto de mundo que estava vivendo que era governado pelo Império Romano; e diz que esse projeto tem fim, essa cultura tem fim.

É preciso compreender que o “mundo” retratado por Jesus tem fim, quando estivermos preparados e abertos para receber e viver o Evangelho em nossas vidas. Assim, os reinos deste mundo serão destruídos e o Reino de Deus aparece com o aspecto de Filho do Homem, pois é um reino humano. É um reino que humaniza.

Trazendo para nosso contexto, precisamos ter sabedoria para não cairmos nas tentações que este mundo nos envolve: o consumismo, a ambição, a necessidade de acumular, a geração do descarte, o individualismo; tudo isso, torna as relações sociais cada vez mais intolerantes e insensíveis. Insensíveis diante do sofrimento e nos torna desumanos.

Que a nossa oração seja impulso para construir o Reino de Deus, combatendo todo tipo de violência e injustiça deste mundo que culmina com a fome, a miséria, as violências, as guerras. Que estejamos preparados/as para receber o Filho do Homem que se manifesta nas boas obras de cristãos e cristãs que têm projetos de vida com dignidade. 
Amém!


Ouça no Podcast Ignatiana [link]

Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.

Sábado da 34ª semana do tempo comum, ano A

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário