Dai-lhes vós mesmos de comer…
Ana Maria Sérgio
Santo Inácio, na contemplação para alcançar o amor, afirma que “o amor deve consistir mais em obras do que em palavras” (EE 230).
Então vamos, pelo menos, tentar insistentemente, por essas obras em ação hoje, agora, é urgente!
Dai-lhes vós mesmos de comer
Mt 14,16
O mundo está doente, necessitando de ajuda, necessitando de paz, de Deus. Rezar, rezar muito, dobrar os joelhos com fé, mas, principalmente sair do nosso comodismo, do nosso mundinho, para ir em ajuda dos nossos irmãos, matar a sua fome e a sede dos miseráveis, de rua.
“Dai-lhes vós mesmos de comer“… um sorriso, um colóquio rápido também é imprescindível. Não é fácil. Nunca foi fácil. Mas, é necessário, urgente.
O que Deus quer de mim? De nós? Que passemos o dia rezando, assistindo lives muito interessantes, com ótimas ideias (nada contra), indo à igreja diariamente, comungando, balbuciando “meu Deus, meu Deus” (“nem todos que dizem meu Deus, meu Deus, entrarão no meu reino”)? Ou indo à luta na tentativa de diminuir, extirpar a fome e sede, a solidão de quem precisa? O ideal seria conciliar as duas missões.
É difícil? É, mas não é impossível.
A fome, a miséria proliferam ao nosso entorno. Saio com dois, três pães e café em garrafinhas de refrigerante e não caminho um quarteirão; volto para casa triste e desolada. Precisava de pelo menos mais 6 sacolas para cobrir só aquele quarteirão. Impotência misturada a dor e angústia.
Porém, não posso me dar ao luxo de ficar chorando. Tenho meus outros afazeres (o que é bom), os pensamentos se misturam, vão para outras direções, outras preocupações. Interrompo meu silêncio e rezo em voz alta, peço a Deus por eles, com a certeza que o nosso Deus estará enviando sua legião de anjos terrenos para ajudá-los. Amanhã, um outro dia, tentaremos tudo de novo.
Que Deus cada vez mais nos dê discernimento inaciano para que possamos eleger o que é mais urgente a ser feito; diminuir essa degradação humana, começando pelos que estão mais próximos, na nossa quadra, bem debaixo dos nossos olhos.
Rezo também por mais voluntários, pessoas disponíveis para juntos formarmos um bloco, uma trupe, uma galera disposta a pôr a mão na massa porque a fome, a solidão, a sede, não pode mais esperar.
Vamos todos, povo de Deus???.

E é próprio do bom espírito dar-lhes coragem, forças, consolações e lágrimas, inspirações e paz, facilitando-lhes o caminho e desembaraçando-o de todos os obstáculos, para as fazer avançar na prática do bem.
EE 315
Ana Maria Sérgio é leiga, pertencente à Comunidade de Vida Cristã (CVX), Comunidade São Marcos, Rio de Janeiro (RJ).
Imagem: Lígia de Medeiros. Folhas. Azulejo.
Comunidade de Vida Cristã (CVX) Espiritualidade cristã Leigas e leigos Espiritualidade inaciana
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Você reza, percebe o chanado e o atende.
Sua vida é um testemunho de fé para muitos! Obrigada por compartilhar!
CurtirCurtir
Ana Sérgio é assim. Uma mulher forte que tem os olhos voltados à dor do mundo. Olhos, não raro, em lágrimas. Vive indignada pelo escândalo da desigualdade. Vive o despojamento em sua própria vida. E é, exatamente, o drama humano contemplado que impulsiona Ana Sérgio à luta pela justiça:
“… estive nu e me vestiste, com fome e me deste de comer…”
Mateus 25, 31
Só isso nos será perguntado, diz ela, quando chegarmos Face-a-Face. Gratidão pelo testemunho arrebatador.
CurtirCurtir
Esta querida irmã me inspira testemunhando seu amor por Jesus e os irmãos! Tem razão! Devemos começar por perto de nós! Que a Coragem e fé que te movem toque muitos corações!
CurtirCurtir