Minha experiência de vida como CVX

Jorge Soares Maia

A nossa experiência inaciana foi com o retiro de espiritualidade inaciana, em 2021, com o leigo inaciano Odilon Gonçalves (in memoriam). Foi um retiro on-line, na vida cotidiana, com encontros semanais durante o ano inteiro, tendo como tema “Jesus segue sofrendo e morrendo hoje”.

Em relação ao conteúdo do retiro, Odilon tinha feito um curso com padre Caravias(1) e trouxe muitas ideias dele que me chamaram bastante atenção. O mistério da morte e a ressurreição de Jesus não acabou ainda. Tão profundamente se uniu ao destino humano, que segue sofrendo, morrendo e ressuscitando cada dia em cada um de nós. A sua Paixão renova cada dia na carne dos pobres e de todos que sofrem. Vive nas mulheres desprezadas. Vive nas crianças maltratadas, sem escola e sem futuro; nos anciãos marginalizados; nos doentes mal atendidos; nos sem teto; nos desesperados que se refugiam nas drogas; no profissional competente marginalizado por sua honradez; nos casais com problema; nos jovens sem ilusões; nos complexos dos homossexuais e nos suicidas.

E isto tudo é o rosto sofredor de Cristo, arrastando cada dia suas cruzes, subindo a um milhão de calvários. E neles ele espera nossa compreensão e nossa solidariedade. Em nossas dores sofre Cristo. Carregar a cruz consiste em aguentar todas as dificuldades às quais conduz o seguimento junto a Jesus. A cruz de Cristo nos ensina que não se trata de fechar os olhos à realidade negativa do mundo, mas sim transformá-la com olhos bem abertos.

Fazer esse retiro, sem dúvida, foi uma experiência que marcou muito a minha vida. Termino compartilhando uma reflexão que fiz a partir de Lucas 23, 1-12:

Jesus é colocado na frente de Pilatos e Herodes e é julgado por eles. Ele se nega a dizer quem Ele é.

Agora Jesus é condenado pelos homens, não porque cometeu crime algum contra nós, mas porque somente foi enviado pelo Pai para amar-nos e cuidar de nós.

Neste momento peço a Ti Senhor, que eu possa experimentar a tua presença dentro de mim. Eu sou a tua morada, fica comigo. Ilumina-me com a tua sabedoria e dá-me os teus ensinamentos.

Jesus Cristo é condenado à morte por nós homens, mesmo com todo o seu amor não reconhecemos que realmente Ele foi enviado pelo Pai para nos proteger e mostrar o verdadeiro caminho do amor. Ele nos pede que vivamos o caminho da fé sem medo, mas com a alegria do amor, com a alegria do Evangelho.

Após Sua crucificação, foi reconhecido por nós como homem justo e bom, e é neste momento, Senhor, que quero Te reconhecer no rosto de meu irmão, que eu Te contemple; divindade escondida, na dor de cada um que sofre e padece.

O encontro contigo Senhor é fundamento e definirá quem eu sou e a Igreja que eu quero construir.

AMÉM!

Nota: (1) Caravias, José Luís Sj. Exercícios espirituais inaciano na vida para leigos de comunidades cristãs. (Apontamentos). Não publicado.


Jorge Soares Maia é leigo, pertencente à Comunidade de Vida Cristã (CVX), comunidade São José de Anchieta, Florianópolis (SC).

CVX: Uma Vocação

Imagem: Lígia de Medeiros. Natureza Morta com Sardinha e Creme Cracker. Gravura

Comunidade de Vida Cristã (CVX) Espiritualidade cristã Leigas e leigos

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

2 comentários Deixe um comentário

  1. A experiência de fazer os Exercícios Espiriruais é, realmente, um divisor de águas na vida da gente! Obrigada pela partilha!

    Curtir

  2. A sua experiência do Crucificado nos crucificados dói e convoca para que os tiremos da cruz. Nessa ótica, o Evangelho de ontem, domingo, dia 6 de agosto, também é convocatório: o Transfigurado nos aponta os desfigurados… Obrigada pela sua coragem. Temos muito o que fazer no chão do mundo.

    Curtir

Deixe um comentário