Acolher e incluir
Simone Furquim Guimarães
A leitura do Evangelho hoje é Mt 8,5-17. Mateus nos informa que, em sua missão, Jesus prosseguiu promovendo curas e, com isto, inclusões das pessoas no plano de salvação de Deus.
O Evangelho de Mateus foi escrito após 60 anos da execução de Jesus; foi escrito para comunidades cristãs de diversas origens (tanto judeus como pagãos). Mas, os judeus que ali se encontravam, travavam conflitos e não aceitavam a presença de pessoas de outras religiões ou origem.
Por isso, neste texto de hoje, o Evangelho de Mateus nos relata Jesus curando um pagão, como o servo do centurião romano; a sogra de Pedro, que era da religião judaica; bem como relata Jesus acolhendo e curando todos e todas que o procuravam, independentemente de sua origem. Mateus quer mostrar para sua comunidade que Jesus acolhia a todos e todas.
Jesus ensina aos judeus, aos cristãos, aos gentios e todos nós que o Reino de Deus é para todos. O Reino dos Céus, testemunhado por Jesus, vai além dos limites de Israel. É destinado a todos os povos e culturas.
Infelizmente, grande parte das igrejas cristãs não entendeu a Boa Notícia de Jesus e fiscaliza e segrega quem é “puro” e quem é “impuro”; quem pode ou não participar da comunidade. Esse tipo de exclusividade já foi denunciado pelo Papa Francisco, que disse: muitos líderes religiosos de hoje estão como fiscais de alfândega.
O texto finaliza dizendo: “Ele curou todos os doentes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: ‘Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades’”.
A igreja inclusiva é aquela que se aproxima, que acolhe e que cura pela Palavra que liberta. Que possamos ser curadores/ras pela Palavra, seguindo a missão de Jesus! Amém!
Ouça no Podcast Ignatiana [link]
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.
Palavra de Deus CEBI Evangelho segundo Mateus Leitura popular da Bíblia São João Batista
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.
