São João Batista
Simone Furquim Guimarães
A Igreja hoje celebra a Natividade de São João Batista, que está narrada no Evangelho de Lc 1,57-66.80.
Este relato nos propicia conhecer um pouco sobre a cultura judaica no tempo de Jesus. No oitavo dia de nascimento, os judeus realizavam o ritual da circuncisão como gesto simbólico da aliança entre Deus e o povo; e é neste momento também que se anunciava o nome da criança.
Importante recordar, no início deste mesmo capítulo, que o pai do menino (Zacarias) ficou mudo porque duvidou da gravidez de Isabel (cf. Lc 1,5-8); mas quando Zacarias passa a reconhecer que Deus pode propiciar o extraordinário no cotidiano e na simplicidade da vida, ele volta a falar. É no nome da criança que se confirma a fé dos pais: João quer dizer “Deus é propício”.
O Evangelho de Lucas anuncia o nascimento de João Batista dentro de uma áurea comunitária, participativa e de deslumbramentos para enfatizar a importância da vinda do menino João: ele será o mensageiro e que preparará o caminho para a Nova Aliança (que é Jesus). Esta Aliança marca a nova história da salvação. Lucas relaciona este evento com as profecias do Antigo Testamento que também anunciava um novo tempo. Importante seguir a leitura, pois no versículo 76, Zacarias canta para seu filho, João: “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois caminharás à frente do Senhor, preparando-lhe o caminho”. O Evangelista relembra a profecia de Isaías 40,3: “Uma voz clama no deserto, preparai um caminho para o nosso Deus”.
O relato sobre o nascimento de João, termina dizendo que “o menino crescia e se fortalecia em espírito”. É importante perceber que desde o início do Evangelho, o evangelista quer nos ensinar que o Espírito Santo é quem caminha com a comunidade de fé, assim como guiou João Batista, Jesus e também seus seguidores e seguidoras.
O sacerdote Zacarias reconheceu os desígnios de Deus e a partir de então abriu sua boca para anunciar e louvar (Lc 1,68-79). Que também nós possamos reconhecer, no cotidiano de nossas vidas, a mão misericordiosa de Deus e louvar a todo momento por suas maravilhas.
Ouça no Podcast Ignatiana [link]
Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).
Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.
Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.
Palavra de Deus CEBI Evangelho segundo Lucas Leitura popular da Bíblia São João Batista
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.
