Seguir e testemunhar Jesus

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho hoje é Jo 21,20-25. João encerra seu Evangelho ressaltando os valores do discipulado de Jesus: seguir e testemunhar Jesus e permanecer fiel ao seu projeto de vida.

Pedro quer saber de Jesus o que acontecerá com o “Discípulo amado”. Na narrativa, e em todo o Evangelho, não sabemos o nome deste discípulo porque o Evangelho de João é escrito com uma riqueza simbólica para transmitir um significado muito profundo para a comunidade cristã e para nós hoje.

Pedro sofrerá o martírio (v.19) e o “Discípulo amado” vai permanecer até que Jesus venha (v.22). Na conclusão da leitura, o editor final do Evangelho diz que quem deu testemunho de tudo o que aprendemos neste livro foi o “Discípulo amado”.

Nessa perspectiva simbólica, muito encontrada no evangelho de João, compreendemos que o discípulo amado é símbolo da comunidade que permaneceu fiel aos ensinamentos de Jesus. Essa comunidade foi passando de geração em geração até chegar a nós. Nós, também, somos os discípulos amados de Jesus quando permanecemos fiéis ao seu projeto de vida.

Sabemos que Jesus foi uma pessoa inteiramente preocupada com as minorias de seu tempo e com os mais vulneráveis. Permanecer fiel a esse projeto de Jesus é também cuidar dos vulneráveis de nosso tempo.  

De 21 a 28 de maio deste ano, celebramos oito anos da memorável Encíclica  Laudato si, escrita pelo Papa Francisco que nos convoca a cuidarmos de toda Criação divina. A criação está vulnerável diante do modelo econômico de exploração em que vivemos. Isto reflete em morte tanto para a natureza como para nós mesmos, seres humanos, que fazemos parte desta Casa Comum.

Portanto, é tempo de unir a nossa voz e oração. Nesta Semana de Oração pela unidade dos Cristãos, oremos todos e todas para que possamos seguir, testemunhar, permanecer firmes no compromisso cristão, anunciando que Jesus é o Cristo, Filho de Deus, para que toda a Criação tenha vida em Seu nome (Jo 20,31).

 


Ouça no Podcast Ignatiana [link]


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.

Palavra de Deus Simone Furquim Guimarães

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário