Magos: contagiados pela Verdade do Amor

Renata Villela

Diante do presépio, olhando cada um dos que compõem essa cena que tanto nos emociona, a figura dos magos salta aos meus olhos… Não que eles sejam os mais importantes, claro que não, mas porque diante das profecias que se mesclam à realidade, são os mais inusitados.

Os magos vêm de outras terras, com crenças distintas, não seguem o “script” judeu. Não são profundos conhecedores da “lei” e são eles os primeiros a reverenciar o Menino Deus com seus presentes mais preciosos, doando-se a Ele, na manjedoura.

Além disso, deixam-se guiar pelo que veem, compreendendo a que autoridade devem render obediência e fazendo o que precisa ser feito. Poderiam ter seguido as ordens do Imperador, mas – em vez disso – reconhecem quem é o verdadeiro Rei.

O que mais me encanta nos magos, além das coisas que já citei é que, deixando-se contagiar pela Verdade daquele Amor, criaram caminhos novos. Descobriram que, depois desse Encontro, é impossível voltar a trilhar antigas estradas e voltar para o mesmo lugar. Renovados e transformados, seguem por novos caminhos.

Olhar para os Magos me inquieta e, nessa contemplação, perguntas vêm ao meu coração:

  • O que é que eu tenho de mais precioso para doar ao Menino Jesus?
  • Tenho estado atenta aos sinais ou meus olhos estão por demais presos às coisas da terra?
  • Encontrando a Sagrada Família, estou disposta a criar novos caminhos, deixando o Novo nascer em mim, comprometendo-me a ter olhos para encontrar as manjedouras espalhadas por nossas cidades?

Que, mais que um ornamento do Natal, o presépio seja um memorial de Amor, de entrega e que nos inquiete, movimentando-nos a natalizar essa realidade tão difícil que temos vivido.


Renata Villela é psicóloga, é integrante do Grupo OPA (Oração pela Arte), mora em Salvador (BA).

Imagem: Luis de Morales — La Adoración de los Reyes Magos, séc. XVI.

Espiritualidade cristã

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

1 comentário Deixe um comentário

  1. Estou muito honrada em receber esta mensagem , que me tocou profundamente ,pela entrega e coragem dos Reis Magos ,de romper a ordem recebida e ajudar a construir a História da Nossa Salvação!
    Gratidão 🙏

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: