Rezar os Salmos
Luiz Fernando Krieger Merico
Mística do século XXI — programa nº19
Reflexões a partir das encíclicas
Laudato si’ e Fratelli tutti
Quando eu consegui sentar para preparar este podcast, nesta minha semana bastante intensa de trabalho, eu queria ressaltar algum aspecto importante das encíclicas que estamos repassando… mas as próprias encíclicas me fizeram considerar a terrível situação que vive o Brasil neste momento, com um número de mortos absurdo – gerando indignação total – e ainda os sinais de que tudo vai piorar, e muito, nas próximas semanas… o que poderia ser dito então?
Veio-me então uma inspiração em uma antiga tradição rabínica que diz:
Não corra atrás de milagres:
reze os salmos.
E é o que posso fazer no momento… rezar os salmos para readquirir lucidez e força para enfrentar os momentos dificílimos que estão e que virão, que se avizinham.
Os salmos são orações, uma resposta humana à Deus; mas são também aquilo que Deus quer ouvir de nós. O ser humano aprende a falar com Deus usando os salmos – o que vem sendo feito à milhares de anos. É uma linguagem livre, sem censura e sem protocolo, em uma relação amorosa com Deus – um derramamento da alma humana no Senhor a partir da situação que se está vivendo. Por isso acho muito adequado rezar os salmos neste momento – para transformar a vida.
O fundamental nos salmos é a atitude humana por trás do poema. O salmo pode ser de louvor gratuito, de abertura ao insondável, ou de ação de graças quando reconhecemos com generosidade as graças recebidas e estarmos em bom caminho. Mas os salmos podem ser também de lamento, de queixa.. e é isso que quero fazer neste momento: me queixar a Deus ao ver tanta iniquidade junta em um só momento. Quero rezar trechos do salmo 142, que no corpo do poema apresenta o lamento, a queixa, a reclamação.. mas termina, como é a estrutura de um verdadeiro salmo, em uma forte expressão de confiança. Rezo então o salmo 142:
[recitação do Salmo 142]
Que tenhamos força, energia e coragem para enfrentar os desafios que virão e para construir um caminho para aquilo que aponta as encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti de comunhão entre todos os seres vivos.
Ouça no Podcast Ignatiana
Encíclicas ecofraternais do Papa Francisco
Laudato si’, sobre o cuidado da casa comum (2015)
Fratelli tutti, sobre a fraternidade e a amizade social (2020)
Luiz Fernando Krieger Merico é graduado em Geologia (UFPR), mestre em Análise Ambiental (UNESP), doutor em Geografia (USP), possui aperfeiçoamento no Schumacher College (Inglaterra) em Economia Ecológica. É autor do livro Mística do século XXI: Guia de Oração com as encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti (e-book).
Ecologia Mística do século XXI Espiritualidade ecológica Fratelli Tutti Laudato si' Salmos
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.