Seguimento de Jesus

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Jo 1,35-42. Está no contexto de chamamento para o Seguimento de Jesus.
O Evangelho de João foi escrito como uma catequese tanto de iniciação como de perseverança para que os cristãos de seu tempo se aprofundem nos mistérios de Jesus Cristo.

No texto, João Batista revela a seus seguidores aquele que já havia anunciado no dia anterior:

Eis o Cordeiro de Deus.

O texto está no contexto de chamamento para o discipulado. Há palavras que se repetem várias vezes. São chaves de leitura: seguir, encontrar e permanecer. Estes verbos se repetem ao longo do Evangelho. É para servir de lição: encontrar Jesus exige permanecer unido a Ele em seu Seguimento. O Seguimento exige colocar-se a serviço, assim como Ele se colocou; exige enfrentar conflitos; exige anunciar o Evangelho.

Outra chave de leitura é vincular Jesus com a divina Sabedoria (Palavra) de Deus, conhecida no Primeiro Testamento e já vista no prólogo. Os termos procurar-encontrar são típicos do livro sapiencial (Sb 6,13): quem procura a Sabedoria a encontra, pois Ela está naquele que a procura.

As pessoas procuravam ansiosamente pelo Cordeiro/Messias.

“Que procurais?”, pergunta Jesus. Eles respondem: “Rabi (Mestre), onde moras (permanece)? Jesus então os convida: “Vinde ver”. Os primeiros discípulos, assim como o povo de Israel, procurava ansiosamente a Sabedoria encarnada, o Messias. Agora, a comunidade cristã, representada pelos discípulos, é que encontra a Sabedoria e então permanece com ela. E exultante, exclama: “encontramos o Messias (Cristo)”. A comunidade cristã do Evangelho de João está exultante porque encontrou a Palavra encarnada em sua realidade. Anuncia alegremente o Evangelho.

Assim se espera de todo cristão que procura a Palavra. Ela deve estar encarnada em nosso meio. Seguir, encontrar e permanecer é ser fiel ao projeto de Deus em nossa realidade.


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).

Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: