Rezando pela unidade dos cristãos na semana que antecede o Pentecostes

Joana Eleuthério

“A unidade é dom gratuito de Deus. Por isso, a primeira coisa que se pode fazer pela unidade é orar …”

De fato, orar pela unidade supõe que tenhamos no coração essa angústia que foi a de Jesus.
Até na noite em que iria ser preso, antes de partir para o horto das Oliveiras, Ele orou:
“Pai, te peço por todas as pessoas que, algum dia, ainda crerão em mim. Que elas todas sejam Um, como Tu e eu somos um. Que os meus discípulos sejam um para que o mundo possa crer que Tu me enviaste” (Jo 17, 19 – 20).
(Marcelo Barros)

Como estamos precisados de UNIDADE!!! Todas as comunidades humanas andam divididas, fragmentadas, isoladas e incapazes de dialogar. Isso, na perspectiva individual, gera muito sofrimento – uma enorme e angustiosa solidão e na perspectiva coletiva, impede-nos de viver concretamente o sonho de Deus. No Evangelho de Jesus Cristo, segundo João 17,20-26, Jesus também reza pela Unidade das filhas e dos filhos de Deus.

‘Não rogo somente por eles, mas também por aqueles
que por sua palavra hão de crer em mim.
Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti,
para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste.
Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um:
eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade
e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.
Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste,
para que vejam a minha glória que me concedeste,
porque me amaste antes da criação do mundo.
Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci,
e estes sabem que tu me enviaste.
Manifestei-lhes o teu nome, e ainda hei de lhes manifestar,
para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles.’

— É muito bom saber que alguém reza por nós. E saber que Jesus também rezou e ainda reza por nós é uma graça sem tamanho.

Marcelo Barros nos traz as informações sobre o início do movimento oficial na Igreja Católica no sentido de tornar vivas essas palavras de Jesus no Evangelho de hoje. O Papa Bom, João XXIII, morreu oferecendo os seus terríveis sofrimentos para que a Igreja alcançasse a unidade. O papa João Paulo II escreveu a encíclica Ut unum sint (Para que sejam UM), dedicando a encíclica ao tema da unidade dos cristãos – o primeiro papa a fazer isso. Nessa encíclica, ele afirmava que o ecumenismo não é apenas uma das tarefas da Igreja Católica, mas é o coração de toda a sua missão.

Como nos lembra esse monge beneditino, o papa Francisco sempre lamenta que, no mundo atual, tenhamos milhões de pessoas que são considerados descartáveis e que muitos governos de todo o mundo se colocam a serviço da economia que mata. Como estamos vivendo no Brasil com as propostas de reformas trabalhistas, da previdência e outras que atingem frontalmente as condições de sobrevivência dos mais pobres.

“É PRECISO QUE AS IGREJAS SE UNAM NA DEFESA DA JUSTIÇA”.

Nessa primeira semana de junho de 2019, o Conselho Nacional de Igrejas cristãs propôs que a dedicássemos à Oração pela Unidade dos Cristãos, convocando às comunidades que orem em solidariedade às muitas vítimas dos crimes ambientais, especialmente as pessoas afetadas pela ação devastadora e irresponsável das empresas mineradoras.

“Que, nessa celebração de Pentecostes, o Espírito Santo nos ilumine para que busquemos a unidade visível das Igrejas no trabalho comum pelo direito dos pobres. Que todos/as nós demos testemunho de que Deus é Amor e Justiça.”

Em nossas comunidades eclesiais faz-se necessário a abertura à ação do Espírito Santo para que Ele nos oriente em meio aos conflitos e fortaleça a nossa unidade na convivência no meio da enorme diversidade que nos caracteriza atualmente. Nesse contexto, o Espírito Santo nos instrui e conduz para atuarmos onde vivemos e convivemos, desde dentro de nossa família para construirmos a unidade da comunidade de amigos e amigas de Jesus. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos (e amigos), se vos amardes uns aos outros.” (João 13:35)

Vale lembrar as três vezes que Jesus perguntou a Simão: “Pedro, tu me amas?” Três vezes, Pedro respondia-lhe que o amava e três vezes, Jesus lhe fez o mesmo pedido (ou lhe deu uma ordem de Mestre): “Apascenta as minhas ovelhas”.” (João 21,15-17). O amor é pré-condição para o seguimento de Jesus e para sermos capazes de desempenhar a nossa missão, que deve ser a continuação da missão redentora de Jesus.

O papa Francisco, na homilia de hoje, chama a atenção para o desafio de não cairmos na tentação de construir «ninhos», quando fazemos a opção de permanecermos em nossos grupos fechados – os grupos de nossas preferências, do semelhante com o semelhante, como se fôssemos alérgicos a toda e qualquer possibilidade de contaminação com o diferente de nós. O Papa enfatiza e nos exorta: “Do ninho à seita, o passo é curto: quantas vezes se define a própria identidade contra alguém ou contra alguma coisa! Pelo contrário, o Espírito Santo junta os distantes, une os afastados, reconduz os dispersos”.

Que a paz da unidade e da harmonia, que Jesus soprou sobre os apóstolos e sobre todos nós seus seguidores, esteja sempre conosco, nos guie e ilumine nossas decisões, ações e também os nossos caminhos!

Amém.

Brasília (DF), 9 de junho de 2019.


Joana Eleuthério é graduada em Letras. servidora pública aposentada da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal.

Imagem: Espírito Santo – Cerezo Barredo (Catedral de São Félix de Araguaia, Mato Grosso)

Espiritualidade

Joana Eleuthério Visualizar tudo →

Caminhante sem nenhuma linearidade e com variados interesses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: