Kerigma
Paulo VI
A instrução religiosa, ou seja, o ministério didático e pedagógico da Palavra de Deus, na sua expressão primigênia, elementar e inequívoca, a transmissão do anúncio salvífico, a que pensadores modernos, usando uma palavra antiga, chamam « KERIGMA », isto é, pregação do reino de Deus, da verdade reveladora sobre o desígnio divino, relativo ao mistério das novas relações estabelecidas entre Deus Pai e a humanidade, por meio de Cristo Salvador, no Espírito que ilumina e santifica.
Trata-se da catequese, do ensino basilar e indispensável, que precede a orientação do homem, a « metánoia », a penitência, para ir ao encontro da fé e da comunhão eclesial. Trata-se da iniciação cognoscitiva e objectiva na vida cristã. Todos nós sabemos que a vida cristã é um modo de conceber a vida e de viver, segundo a fé.
Ora, a fé tem dois princípios: um é interior e operativo, é a virtude da fé, a aptidão para crer, concedida pelo Espírito Santo e infundida com o batismo; o outro é exterior e determinativo, consta das verdades positivas em que devemos crer e que nos são ensinadas pela Igreja, com o « credo », isto é, com o « símbolo » das mesmas verdades (Símbolo quer dizer síntese, resumo). O catecismo é exatamente isto.
Audiência geral. Quarta-feira, 22 de Setembro de 1971
Espiritualidade cristã ABC de Paulo VI Catecismo Catequese Catequista Kerigma Metanoia Paulo VI
Edição do blog Visualizar tudo →
Editor de alguns blogs