Vigília da Transfiguração de Jesus

Nesse ano de 2018 celebraremos pelo vigésimo primeiro ano, a Vigília da Transfiguração do Senhor, no dia 4 de agosto, no Centro Cultural de Brasília. Em Salvador, onde a celebração nasceu e irradiou-se para muitos outros recantos, será a 35ª Vigília da Transfiguração. Lá, ela se configurou como um grande retiro popular, que se desenrola por toda uma noite envolvendo paróquias, grupos, comunidades etc.

Em sintonia, rememoramos um episódio de extraordinária graça relatado pelo Evangelho de Mateus [17,1-9], Marcos [9,2-10] e Lucas [9,28-36]. Os três evangelistas testemunham sobre a teofania trinitária que “como o brilho do sol” envolveu Jesus. Esse episódio sublime, cheio de graça envolve ainda hoje os que deste “cume” se aproximam. Os discípulos Pedro, Tiago e João foram chamados por Jesus ao Tabor para orar.

No ano dedicado ao laicato, queremos como discípulas missionárias, discípulos missionários,  ser sal da terra e luz do mundo e nossa luz provém do Cristo, o “Bom Jesus Luminoso” como o chama o nosso povo. Peregrinando com este bendito povo de Deus queremos orar nessa noite, não de uma forma intimista; mas, a partir do mais profundo anseio de toda uma sociedade que almeja por paz. Numa realidade agredida pela violência pediremos Paz, Fraternidade… mas como nosso Papa Francisco nos recorda: “O bem supremo da paz não virá sem que haja justiça!”

Que a luz tabórica ilumine o contexto histórico, social e político no qual nosso povo se encontra. Queremos aprofundar a riqueza do nosso próprio batismo e fé que nos tornam um povo régio, profético e sacerdotal no Cristo.

A exortação apostólica do Papa Francisco, sobre o chamado à santidade no mundo atual: “Alegrai-vos e exultai”, estará conosco como guia, em nossas mochilas de peregrinos e peregrinas, bem como as estrelas acesas pelo luminoso pontificado do nosso atual Papa. Ambos nos servirão como guias nessa caminhada. No Papa Francisco os Evangelhos se tornam vivos, próximos e encarnados.

[texto de divulgação]

Celebração religiosa Espiritualidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: