I — O sepulcro vazio
Ele viu e acreditou.
Jo 20,8

Palavra de Deus
João 20,1-10
No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida. Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram!” Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro. Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou. A seguir Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho, bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho. Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu. Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos. Os discípulos voltaram para casa.
Magistério
Papa Francisco
Do sepulcro vazio de Jerusalém chega até nós um anúncio sem precedentes: Jesus, o Crucificado, «não está aqui; ressuscitou!» (Lc 24, 6). Não está no túmulo, está vivo!
O amor venceu o ódio. A luz venceu as trevas. A verdade venceu a mentira. O perdão venceu a vingança. O mal não desapareceu da nossa história e permanecerá até ao fim, mas já não lhe pertence o domínio, não tem qualquer poder sobre quem acolhe a graça deste dia.
Irmãs e irmãos, especialmente vós que passais pela dor e pela angústia, o vosso grito silencioso foi ouvido, as vossas lágrimas foram recolhidas e nem sequer uma só se perdeu! Na paixão e morte de Jesus, Deus tomou sobre si todo o mal do mundo e, com a sua infinita misericórdia, derrotou-o: erradicou o orgulho diabólico que envenena o coração humano e semeia violência e corrupção por toda a parte. O Cordeiro de Deus venceu! Por isso, hoje exclamamos: «Ressuscitou Cristo, minha esperança» (Sequência Pascal).
Sim, a ressurreição de Jesus é o fundamento da esperança: a partir deste acontecimento, ter esperança já não é uma ilusão. Não! Graças a Cristo crucificado e ressuscitado, a esperança não engana! Spes non confundit! (cf. Rm 5, 5). E não se trata duma esperança evasiva, mas comprometida; não é alienante, mas responsabilizadora.
Mensagem Urbi et Orbi — Páscoa 2025. 20 de abril de 2025.
Preces
— Que sejamos testemunhas fiéis da alegria da ressurreição, proclamando ao mundo que o amor venceu a morte, a luz venceu as trevas e a esperança não engana.
Amém.
SENHOR, te pedimos a graça de
sentir intensa alegria pela ressurreição de Jesus.
E que sintamos em nossas vidas
a alegria do Evangelho,
a alegria missionária.
— Pai Nosso que estais nos céus…
— Ave Maria, cheia de graça…
— Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era, no princípio, agora e sempre.
Amém.
Canção
Aleluia, alegria, minha gente,
Aleluia, aleluia
O Senhor ressuscitou, minha gente.
Ele está vivo em nosso meio, Aleluia.
O sepulcro está vazio, minha gente.
O Senhor ressuscitou, Aleluia.
Aleluia, alegria (Everaldo Peixoto)
[ouça no Youtube]
ESTAÇÕES
I – II – III – IV – V – VI – VII
VIII – IX – X – XI – XII – XIII – XIV – XV
Introdução | Créditos
Imagem: ATELIÊ 15 [Instagram]
