Vem, Verbo Eterno do Pai!
João Melo
Encarnação (EE 101-109)
Vem, Verbo Eterno do Pai!
Vem e toma carne em nossos corpos dissidentes.
Vem, olha, ó Doce Trindade,
constata e afirma no mundo “povoado de tantas e tão diversas gentes” (EE 103), a nossa perene existência transgressora através dos tempos e da história.
Olha, vê, e dá voz à nossa existência, e pela vossa Encarnação, dá carne divina à nossa vida marginal, para que o mundo veja e creia na Revelação máxima da Sua misericórdia divina.
Vê e contempla Sua imagem e semelhança em suas Drag Queens, suas travestis e suas pessoas de gênero fluído, “tão diversas nos trajes e nas atitudes” (EE 106).
Vem e desce até nós,
até os escombros em que nos escondemos, até as pessoas que ainda sofrem de IST*, e até aos que hoje saem do armário, nascendo para a alegria da vida verdadeira.
Decida também por nós, e faça também em nós “a redenção do gênero humano” (EE 107).
Venha depressa e recebê-lo-emos com o colorido do piscar das luzes noturnas!
Olha nossas pobres Nazarés, nossas Casas de Acolhida, nossos refúgios, qual Palácio das Princesas (SP) de Brenda Lee, e manda teu Filho (Filha, Filhe) divino para cá.
Envia, Ó Trindade Amada,
teu Jesus a nós para que eu mais o ame e siga porque anseio Viver em liberdade.
E eis que Ele está no meio de nós!
Toda a realidade é abarcada pelo amor de Deus que nos abraça pela Encarnação de seu Filho.
João Melo é professor, escritor e paulistano. Descendente de retirantes da seca de 1915, no Ceará e Piauí; e de apanhadoras de flores sempre-vivas da Serra Negra, em Itamarandiba (MG). É licenciado em Filosofia, bacharel em Teologia, mestrando em Educação na UERJ. Tem livros e artigos publicados em periódicos, revistas e portais digitais. Atualmente, vive no Rio de Janeiro.
Imagem: Lígia de Medeiros. Coração figo.
* Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
João Melo LGBTQIA+ Advento Encarnação Encarnação dos Exercícios Espirituais Exercícios Espirituais Santíssima Trindade
João Melo Visualizar tudo →
Descendentes dos retirantes que enfrentaram a seca de 1915 (PI/CE) e das apanhadoras de flores sempre-vivas ao pé da Serra Negra em Itamarandiba (MG). Paulistano que vive no Rio de Janeiro. Autor de “Entre Eva e Mapana” (Editora Pluralidades, 2023) e de livros da série “Ensaios Teológicos Indecentes” (Editora Metanoia, 2024).
