Sombras e luzes neste final do ano de 2025
Guilherme C. Delgado
Neste final do ano de 2025 têm-se produzido eventos provocativos; alguns dos quais com propósitos vinculados ao ano eleitoral de 2026, a exemplo da chacina carioca de 28 de outubro, com seus 21 mortos, cujos desdobramentos posteriores sugerem clara articulação interna/externa de conotação ideológica extremada, calculadamente cativas das intenções algo caóticas da política externa do Presidente Trump para a América Latina.
Há uma agenda latino-americana do Presidente norte-americano ao estilo “Estado Gangster”, que literalmente detona embarcações denominadas “narcoterroristas”, eliminando todos os seus ocupantes em alto mar (Mar do Caribe e também no Pacífico); que já produziu em poucos meses cerca de 69 mortes de cidadãos venezuelanos ou colombianos, sem prisão julgamento ou condenação judicial. Algo parecido a esta operação em seus resultados ocorreu no Rio de Janeiro em 28/10/2025, contra alegados integrantes do Comando Vermelho, atraídos para uma mata urbana nas proximidades das favelas da Penha e do Alemão.
A senha comum que se pretendeu introduzir nos episódios citados do Rio de Janeiro e dos mares do Caribe é a tese sinistra do “Estado-Gangster”, evocando um suposto inimigo externo-interno – o “narcoterrorismo”-, contra o qual se anteciparia o ‘Estado-Gangster’ promovendo chacinas e vítimas indiscriminadas, estas sim resultado palpável de verdadeiro terrorismo de Estado.
Mas é preciso destacar eventos posteriores a 28 de outubro, para de fato esclarecer os propósitos político-ideológicos da denominada “Operação Contenção”. Vários Governadores de Estados ora governados pela ultra-direita — Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo (por internet o Governador deste Estado) reúnem-se no Rio de Janeiro para prestar solidariedade ao colega carioca; e providencialmente deputados do PL colocam na agenda da Câmara Federal — Projeto de Lei que equipara as organizações criminosas de tráfico de drogas ao terrorismo, denominado narcotraficante. Esta equiparação serve como “mão à luva” à estratégia internacional do Presidente Trump de promover operações de desestabilizações de governos latino-americanos mediante operações do ‘Estado Gangster’, ignorando quaisquer limites de direito, incluindo à soberania nacional.
Seguem-se outros eventos, não propriamente da mesma linha ideológica, mas na esfera da Segurança Pública, como seja o Projeto de Lei do Executivo Federal, denominado de “Antifacção”, caracterizando penalmente os grupos de narcotraficantes de forma mais dura, cujos desdobramentos ora em tramitação na Câmara Federal evidenciam claras tentativas do “Centrão” a converter o foco da questão ao ano eleitoral de 2026 .
Tudo isto que está ocorrendo precede os prazos judiciais finais ao denominado “trânsito em julgado” dos réus da tentativa de golpe de Estado (08/01/2023), tendo o ex-presidente Jair Bolsonaro por chefe do grupo, a que se seguirá imediato início de cumprimento das respectivas penas.
Finalmente, “para que não digam que não falei de flores”, no dia 04 de outubro de 2025 o Papa Leão XIV lançou sua primeira Exortação Apostólica – “Dilexi Te” – Sobre o amor para com os pobres, fortemente solidária ao pensamento do Papa Francisco e explícita recuperação da teologia e prática da Igreja latino-americana de Puebla e Aparecida(2007). E ao fazer memória e atualização da opção preferencial pelos pobres, o Papa esclarece o sentido plurissignificativo dos conceitos de pobre e pobreza, que compreendem também todas as vítimas da opressão social e política cuja dignidade humana esteja sendo massacrada na vida em sociedade, com desrespeito aos direitos básicos, incluindo obviamente o principal destes que é o direito à vida. Tudo a ver com a primeira parte deste artigo, na perspectiva do lançar luzes às sombras que temos pelo caminho.
Guilherme Delgado é doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Imagem: Tarsila do Amaral — Natureza-Morta com Relógios, 1923. Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira.
Guilherme Delgado Política Comando Vermelho Dilexi te Estado Gangster narcoterrorismo Papa Leão XIV Segurança Pública ultra-direita
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.
