Rosário pelo Papa Francisco — Mistérios da Dor

Senhor, elevamos a vós nossa oração, unindo nossas vozes às de milhões pelo mundo. Nos lares, comunidades, templos, nos hospitais e conventos, nos corações cheios de boa vontade; há uma só súplica: amparai o Papa Francisco.

Voltamo-nos também para Maria, que permaneceu junto à cruz com Jesus e que nunca abandona os que sofrem. Que seu olhar terno e materno envolva o Papa Francisco, sustentando-o com sua intercessão e guiando-o na entrega serena à vossa vontade.

Nesta oração, colocamos também todos os que cuidam dele, profissionais da saúde, e aqueles que o acompanham com carinho e dedicação. Que vossa graça esteja com todos e todas, e que o Espírito Santo nos sustente na esperança.

Senhor Deus,
vosso servo, o Papa Francisco,
tornou-se para nós “testemunha dos sofrimentos de Cristo”.
Nós vos suplicamos,
vinde em seu auxílio,
aliviando suas dores,
na esperança da pronta recuperação da sua saúde,
para continuar nos confirmando na fé.

I Agonia de Jesus no horto

Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: “Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar”. E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, então: “Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo”. Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: “Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres”.

Mt 26, 36-39

Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

Senhor Jesus, que aceitastes o cálice da dor para cumprir a vontade do Pai, sustentai o Papa Francisco em sua enfermidade. Confortai-o em sua angústia e dai-lhe forças para carregar sua cruz com confiança. Amém.

II Flagelação de Jesus

Então lhes soltou Barrabás; mas a Jesus mandou açoitar, e o entregou para ser crucificado.

Mt 27,26

Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

Jesus, que fostes flagelado por amor a nós, aliviai as dores do vosso servo, o Papa Francisco. Restaurai-lhe as forças e envolvei-o com vossa misericórdia e paz. Amém.

III Coroação de espinhos

Os soldados do governador conduziram Jesus para o pretório e rodearam-no com todo o pelotão. Arrancaram-lhe as vestes e colocaram-lhe um manto escarlate. Depois, trançaram uma coroa de espinhos, meteram-lha na cabeça e puseram-lhe na mão uma vara. Dobrando os joelhos diante dele, diziam com escárnio: “Salve, rei dos judeus!”.

Mt 27, 27-29

Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

Senhor, que suportastes o escárnio e a coroa de espinhos, olhai com compaixão para o Papa Francisco. Concedei-lhe saúde e coragem para continuar guiando vossa Igreja com fé e humildade. Amém.

IV Jesus carregando a cruz no caminho do Calvário

Passava por ali certo homem de Cirene, chamado Simão, que vinha do campo, pai de Alexandre e de Rufo, e obrigaram-no a que lhe levasse a cruz. Conduziram Jesus ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar do crânio.

Mc 15, 21-22

Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

Jesus, que caístes sob o peso da cruz e fostes ajudado por Simão de Cirene, enviai vossos anjos para amparar o Papa Francisco em sua fragilidade. Fortalecei, também, os profissionais da saúde que o assistem com dedicação e cuidado. Que suas mãos sejam instrumentos de vossa misericórdia e que sua ciência seja iluminada por vossa sabedoria. Que o Papa Francisco sinta vosso amor, a força de nossa oração e o amparo de toda a humanidade, unida em súplica e esperança. Amém.

V — Crucifixão e morte de Jesus

Chegados que foram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda. E Jesus dizia: “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem”…
Era quase à hora sexta e em toda a terra houve trevas até a hora nona. Escureceu-se o sol e o véu do templo rasgou-se pelo meio. Jesus deu então um grande brado e disse: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. E, dizendo isso, expirou.

Lc 23, 33-46

Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

Senhor, que na cruz entregastes vossa vida por nós, entregamos a saúde e a vida do Papa Francisco em vossas mãos. Se for de vossa vontade, restaurai sua saúde; se não, fortalecei sua alma na confiança e na paz. Amém.

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e, depois deste desterro, mostrai-nos a Jesus, bendito fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Rogai por nós, santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

« Jesus, antes de morrer dissestes “tudo está consumado” (Jo 19, 30). Incompleto como estou, não poderei dizer o mesmo; mas confio em Vós, porque sois a minha esperança, a esperança da Igreja e do mundo. »

Papa Francisco (via sacra, 2024)

Imagem: Ateliê 15



Orações

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário