Rosário pelo Papa Francisco — Mistérios da Luz
Nos Mistérios Luminosos do Santo Rosário, contemplamos a luz de Cristo que ilumina o mundo e revela o amor do Pai. Desde o Batismo no Jordão até a Instituição da Eucaristia, cada mistério manifesta a presença viva de Deus na história e nos convida à fé e à confiança.
Rezamos esses mistérios na intenção do Papa Francisco, para que, em meio à sua enfermidade, ele seja fortalecido pela graça divina. Que Maria, Estrela da Evangelização, interceda por ele e o sustente com seu amor maternal.
Senhor Deus,
vosso servo, o Papa Francisco,
tornou-se para nós “testemunha dos sofrimentos de Cristo”.
Nós vos suplicamos,
vinde em seu auxílio,
aliviando suas dores,
na esperança da pronta recuperação da sua saúde,
para continuar nos confirmando na fé.
I — Batismo de Jesus no Rio Jordão
Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: “Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição”
Mt 3,16-17; Lc 1, 26-27
Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.
Senhor, no Jordão, foste ungido pelo Espírito e revelado como o Filho amado do Pai. Sobre o Papa Francisco, envia também teu Espírito de fortaleza e esperança. Que, no meio da enfermidade, ele sinta tua presença e se abandone, com confiança, à tua vontade, renovando em sua vida a alegria da missão. Amém.
II — Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná
Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: “Eles já não têm vinho”. Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou”. Disse, então, sua mãe aos serventes: “Fazei o que ele vos disser”.
Jo 2, 1-5
Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.
Ó Maria, em Caná, intercedeste pelos que estavam em necessidade e inspiraste a primeira manifestação da glória de teu Filho. Intercede agora pelo Papa Francisco, para que experimente a abundância do amor divino. Que o Senhor transforme suas angústias em confiança, sua fragilidade em oferta de vida. Amém.
III — Anúncio do Reino de Deus
Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo;
fazei penitência e crede no Evangelho.
Mc 1, 15
Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.
Senhor Jesus, que percorreste cidades e aldeias anunciando o Reino e curando os enfermos, olha com misericórdia para teu servo, o Papa Francisco. Que seu testemunho continue a inspirar a Igreja, e que sua vida seja um sinal vivo da tua graça. Se for da tua vontade, restaura sua saúde para que prossiga sua missão com ardor apostólico. Amém.
IV — Transfiguração de Jesus
Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.
Mt 17, 1-2
Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.
Bom Jesus Luminoso, que na tua transfiguração revelaste tua glória aos discípulos para fortalecer sua fé, ilumina o coração do Papa Francisco nesta hora de provação. Que ele contemple tua luz e, sustentado por tua graça, encontre serenidade e confiança. Amém.
V — Instituição da Eucaristia
Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomai e comei, isto é meu corpo”
Mt 26, 26
Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.
Jesus, que na Última Ceia nos deixaste a Eucaristia como alimento, fortalece com este pão da vida o Papa Francisco. Que, unido ao teu sacrifício, ele encontre paz, entrega e comunhão contigo. Se for de tua vontade, concede-lhe vigor para continuar guiando tua Igreja. Amém.
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e, depois deste desterro, mostrai-nos a Jesus, bendito fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

Ó Mãe, Saúde dos Enfermos,
rogai pelo Papa Francisco!
Imagem: Ateliê 15
Orações Mistérios da Luz Mistérios Luminosos Papa Francisco Rosário Terço
Ignatiana Visualizar tudo →
IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.
