Rosário pelo Papa Francisco — Mistérios da Alegria

Nos Mistérios Gozosos contemplamos a alegria e a esperança que brotam do mistério da Encarnação. Desde o anúncio do Anjo a Maria até o encontro de Jesus no templo, cada mistério revela a ternura e a fidelidade de Deus em meio às alegrias e desafios da vida.

Rezamos esses mistérios na intenção do Papa Francisco, confiando sua saúde e sua missão ao olhar maternal de Maria. Que ela, Mãe da Igreja, o sustente com seu amor e o apresente ao seu Filho, fonte de vida e salvação.

Senhor Deus,
vosso servo, o Papa Francisco,
tornou-se para nós “testemunha dos sofrimentos de Cristo”.
Nós vos suplicamos,
vinde em seu auxílio,
aliviando suas dores,
na esperança da pronta recuperação da sua saúde,
para continuar nos confirmando na fé.

I Anunciação a Maria

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.

Lc 1, 26-27

Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

Ó Maria, no vosso “sim” resplandece a confiança inabalável na vontade de Deus. Inspirai o Papa Francisco, vosso filho devoto, para que, mesmo em meio à enfermidade, encontre paz e entrega no coração. Que sua vida continue a ser sinal do amor divino, sustentado pela vossa intercessão maternal. Amém.

II Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel

Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”

Lc 1, 39-42

Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

Ó Mãe da Caridade, que vos apressastes a socorrer Isabel, vinde também ao encontro do Papa Francisco neste tempo de provação. Visitai-o com vosso olhar de ternura, levando-lhe alívio, força e a certeza de que não está só. Intercedei para que a saúde lhe seja restaurada e sua missão continue a iluminar a Igreja. Amém.

III Nascimento de Jesus

Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade.
Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela.
E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Lc 2,1-7

Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

Ó Maria, que destes ao mundo a Luz verdadeira, fazei brilhar sobre o Papa Francisco a esperança do vosso Filho. Que, em sua enfermidade, ele sinta a doçura da presença de Deus e a fortaleza que vem do Menino Deus, pobre e humilde na manjedoura. Amém.

IV Apresentação do Menino Jesus no Templo

Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno. Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, conforme o que está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor; e para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos.

Lc 2, 21-24

Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

Ó Mãe que apresentastes Jesus ao Pai, apresentai agora as dores e preocupações do Papa Francisco diante do Senhor. Com vossa intercessão, que seu sofrimento se transforme em graça, e que ele receba o consolo que só a fé pode oferecer. Que sua vida continue a ser testemunho de entrega e amor ao Evangelho. Amém.

V — Perda e encontro do Menino Jesus no Templo

Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem…
Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.

Lc 2, 41-47

Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

Ó Maria, que experimentastes a dor da perda e a alegria do reencontro, ajudai o Papa Francisco a viver este momento de fragilidade com confiança. Se é da vontade divina, que ele reencontre sua saúde e siga guiando a Igreja com sabedoria. Mas, sobretudo, que ele se encontre sempre nos braços de Deus, seu verdadeiro refúgio e fortaleza. Amém.

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e, depois deste desterro, mostrai-nos a Jesus, bendito fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Rogai por nós, santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

Ó Maria, Mãe do Divino Amor,
rogai pelo Papa Francisco!

Imagem: Ateliê 15

Orações

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário