CVX – É bom para nós estarmos aqui.

Darkles Guimarães de Oliveira

Tomo a liberdade de utilizar o título inspirado em oração que é parte do livro “Um Deus que Dança” do Cardeal José Tolentino (2020 p. 98) para escrever um pouco sobre a dança com Deus que resultou no meu “Estar onde deveria Estar”[1].

Encontro na Comunidade de Vida Cristã (CVX) meu lugar na Igreja, participando desde 2012, inicialmente na pré-comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, que após fusão com outra pré, formou a comunidade local Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba-PR.  Posso dizer que tudo teve início em um retiro kerigmático, o 123 TLC[2] de Curitiba, do qual saí curioso em saber de onde vinha toda aquela dinâmica de três dias, que nos apresentava Jesus de maneira mais presente em nossa vida cotidiana. Pesquisei e encontrei que o movimento TLC teve como fundador Padre Haroldo Hahm, SJ, não sendo difícil descobrir onde achar a espiritualidade inaciana na cidade Curitiba.

Dentro de algumas mudanças significativas que a espiritualidade inaciana trouxe em minha vida, gostaria de destacar a importância da valorização de mim mesmo, olhar as maravilhas que Deus me proporciona a partir do olhar pra dentro, no meu contexto, na vida cotidiana. Conhecer Santo Inácio e a dinâmica dos Exercícios Espirituais em uma luta para “vencer a si mesmo e ordenar a vida”, trouxe-me a grata surpresa do encontro com este Cristo encarnado que carrega o Espírito do Pai, participando em conjunto do seu Reino. Seguindo os passos de Inácio em conhecer mais Jesus, para amá-lo mais, passando pelo processo também de me reconhecer mais, e amar-me mais.  

Esta dupla (Inácio e Jesus) revela que o Darkles que sempre desejou servir a Deus, desde a época de coroinha, poderia servir sem abandonar sua identidade. Não precisava mudar, pois Deus nos ama do jeito que somos, e não do jeito que sociedade quer que sejamos. Tendo esta consciência, poderia ir a qualquer lugar. Mesmo o encontro com pessoas não tão boas, não me afetaria negativamente, possibilitando ainda o contrário. Após estas pessoas se encontrarem comigo, eu teria essa missão parecida com a de Jesus, conforme relata Frei Carlos Mesters em relação ao peso da impureza na época de Jesus, “Jesus além de não ser contaminado, curava as pessoas”[3] .  

Posso dizer que uma nova jornada se iniciou a partir do meu encontro com a espiritualidade inaciana. Espelhando-me na figura de Inácio, e olhando para mim, buscando atender a contento a vontade de Deus, voltei aos estudos após 18 anos. Concluí o ensino médio, interrompi novamente, por dois anos, para uma importante missão em meu apostolado, que por sinal é o próprio TLC, e entrei na universidade[4] em 2020, tendo me formado em Teologia no segundo semestre de 2023.

Circunstâncias da vida, vindo de família pobre aquele jovem que se casou aos 18 anos e precisou trabalhar cedo, sem formação, vivendo um dia de cada vez, tendo como perspectivas apenas a providência que o destino lhe trazia, porém a certeza que Deus sempre esteve presente com a fé de “Estar sempre onde deveria Estar”, e hoje na CVX, reconhecer que é “bom para nós estarmos aqui”, já com certa caminhada na comunidade que acolhe, celebra, envia, acompanha e avalia, realizei meu compromisso temporário com a CVX no final de 2020, e conto com as orações de todos para meu compromisso permanente que estou discernindo atualmente.

Encontrar Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus exige também uma conversão pessoal para descobrir Deus dentro de nós e em todas as coisas que nos circulam. Reconhecer que somos parte integrante do projeto de Deus, nos traz responsabilidades, nos mostra cada vez mais que ser cristão vai muito além de cumprir ritos, praticar boas condutas éticas e ajudar ao próximo, características importantes, mas também presentes em outras religiões, conforme afirma Victor Codina em brochura “Como ser Cristão na América Latina”. O cristão que vive a espiritualidade inaciana no seu dia a dia, precisa estar interligado na figura de Cristo tão contemplada nos EE.

Autoconfigurar-se com Jesus a ponto de assim como Paulo, dizer que: “Já não sou Eu que vivo, mas Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20).

Deus dançou comigo e com minha família desde sempre:

  • Esta Família que me apresentou o TLC;
  • O TLC que me levou até a CVX, lugar onde vivo minha espiritualidade e busco os estudos;
  • A CVX que além de entregar a minha família uma pessoa melhor, devolve ao TLC alguém mais qualificado para desenvolver suas atividades de evangelização.

O “combo” resultante desta dança permanece em construção, possibilitando em mim o desejo de contínuas conversões necessárias para que eu possa desempenhar um papel melhor na sociedade, atuando como liderança cristã comprometida com o Reino de Deus.  

Que a iluminação de Santo Inácio às margens do rio Cardoner, observando que tudo vem de Deus e vai para Deus, continue alimentando vontades, sentimentos e liberdades conduzindo-nos ao fim para qual fomos criados (EE 23)[5].

Darkles Guimarães de Oliveira (18/02/1976), casado há 30 anos com Juliana Firmann Guimarães de Oliveira (22/09/1975) ambos pertencentes a CVX Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Regional Sul, em Curitiba, pai de Maria Julia Guimarães de Oliveira (25 anos), atua na fronteira das Juventudes, tendo no TLC Curitiba e Espaço Magis Curitiba como seu apostolado.
É acompanhado espiritualmente por Guilherme Briski (CVX Franciscos), graduou-se em Teologia pela PUC-PR em 2023. Em curso no Programa de formação teológica para leigos na América Latina MAGIS VI, tendo como tutor Paulo Carlesso (CVX Santo André).
Título complementar: Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos, em 2019, pelo Câmara Municipal de Curitiba.


Bibliografia

  1. BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.
  2. MENDONÇA, José Tolentino. Um Deus que dança: itinerários para a oração. São Paulo: Paulinas, 2016.
  3. MESTERS, Frei Carlos. Com Jesus na contramão. 17. ed. São Paulo: Paulinas, 2013.
  4. SANTO INÁCIO DE LOYOLA. Exercícios espirituais de Santo Inácio. 7. ed. São Paulo: Loyola. Brasil, 2002.
  5. CODINA, Victor, SJ. Ser Cristiano en América Latina.  Brochura publicada em 1985, no CISEP de Oruro, Bolívia – livro (brochura), 1985.

Notas

[1] Título da Teografia entregue como conclusão da matéria de Espiritualidade, do curso de Teologia – PUC -PR – Terceiro período em março de 2021.

[2] TLC – Treinamento de Liderança Cristã

[3] MESTERS, Frei Carlos. Com Jesus na contramão. 17ª. ed. São Paulo: Paulinas, 2013.

[4] PUC-PR – Escola de Educação e Humanidades – Bacharelado em Teologia

[5] O ser-humano é criado para louvar, prestar reverência e servir a Deus nosso Senhor… E as outras coisas a face da terra são criadas para o homem, para que o ajudem a conseguir o fim para que é criado (Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, 23 – Princípio e Fundamento).


Darkles Guimarães de Oliveira é leigo, pertencente à Comunidade de Vida Cristã (CVX), CVX Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Curitiba (PR).

CVX: Uma Vocação

Imagem: Lígia de MedeirosAzulejo das Listas Exibidas.

Comunidade de Vida Cristã (CVX) Espiritualidade cristã

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

1 comentário Deixe um comentário

  1. Muito bom ver a ação de Deus e sua acolhida a ela na vida cotidiana! Interessante perceber o processo de crescimento que leva a estudar para mais aprofundar o seguimento!

    Obrigada por compartilhar!

    Curtir

Deixe um comentário