Leiga Inaciana vivendo a experiência CVX

Aline Gomes

É desafiador falar da minha experiência inaciana, pois é cheia de momentos fortes e decisivos, se tornando até difícil escolher um ou alguns momentos, sem esquecer de tantos outros. Todos contribuíram para que eu percebesse o modo como Deus foi agindo, direcionando, transformando e cuidando. Moro em Fortaleza, sou casada, mãe de duas meninas lindas, servidora pública, inaciana desde 2017 e participante da CVX desde 2020.

Sempre fui inquieta, dinâmica, tinha sede de entender melhor as realidades humanas, especialmente assuntos ligados à intimidade com Deus, oração, bem como voltados a concretizar os ideais de justiça e fraternidade.

Após um período delicado da maternidade e das exigências da vida adulta, comecei a me envolver mais com os movimentos da Igreja, participar de retiros, e assim pude perceber uma pulsão espiritual brotar dentro de mim.

Conheci a espiritualidade inaciana num retiro feito para casais, na Casa de Baturité/CE, em 2016, onde eu e meu esposo tivemos a graça e o privilégio de sermos dirigidos pelo Padre José Paulo, sacerdote jesuíta. A experiência me conduziu particularmente a uma abertura à oração, em clima de silêncio e solidão. Percebi um chamado a entrar em águas mais profundas.

Em outra oportunidade, vivenciando uma manhã de oração, num grupo específico da espiritualidade inaciana, senti novamente uma identificação com o modo de rezar inaciano, onde o rezar sem pressa, o escrever e o partilhar os frutos partilhados da oração fizeram todo sentido pra mim.

No começo, não foi fácil aprender esse modo de rezar tão novo. Exigiu paciência, esforço, aprofundamento, bons acompanhantes que me escutaram e fizeram entender esse Deus Nosso Senhor que se revelava continuamente. No meu primeiro EVC (Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana), ao contemplar a grandeza da Morte de Cristo na Cruz, tive a graça de manifestar, em dons de êxtase e lágrimas, um entendimento sobre todas as coisas, que se manifestou de forma forte e duradoura até o final do retiro. Uma experiência única e transformadora. Me percebi totalmente inaciana e muito animada para, com a oração, ter mais familiaridade com o modo de proceder de Cristo e alinhar aspectos desordenados de minha vida.

Mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, encontrei na Comunidade de Vida Cristã (CVX) uma vocação específica dentro da espiritualidade inaciana. Comecei a rezar de uma maneira diferente, atuante, nova, contemplativa na ação e por isso mais efetiva. Enquanto caminhava como pré-comunidade na CVX, destaco a participação essencial em um retiro virtual em que fui conduzida pelo leigo inaciano Odilon Gonçalves (in memoriam) e acompanhada pelo Carlinhos, da CVX Bahia. Foi um retiro on-line, na vida cotidiana, com encontros semanais, desde meados de 2021 e finalizando em 2022, que trouxeram sustento espiritual no período delicado que foi o da pandemia e por meio do qual discerni, de fato, ser possuidora do carisma CVX.

A vida espiritual e de oração já tinham sido escolhas de vida pra mim, mas através deste retiro entendi as dimensões comunitárias e apostólicas. Me deparei com questionamentos profundos sobre o que faria, farei e faço por Cristo. Movi todos os meus recursos, possibilidades e descobri que, dentro de uma vivência comum e ordinária de mãe, esposa, filha, cidadã e trabalhadora, também tinha potencial pra vivenciar as exigências da dimensão apostólica e comunitária. Considero que seja um ato de fé e ousadia, para mim que me via tão leiga, mas que tinha muito desejo de modificar as realidades ao meu redor.

Assim, embora entenda que tenho muito ainda a caminhar para vivenciar com mais inteireza essa Espiritualidade, sigo com minha experiência CVX, na qual aprimoro o “ver Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus”. Isso se dá especialmente na família, no trabalho, com os amigos e acontece de maneira tão singela, única, pessoal e ordinária, mas extremamente transformadora, mesmo vivendo no turbilhão das exigências da vida.

Hoje, participo da comunidade CVX Nossa Senhora da Estrada, de Fortaleza/CE. Junto com seus membros, com o apoio da nossa assessora, Vera, além de César e Ana Maria (da CVX Fé e Vida), encontro amparo, acolhida e encorajamento para vivenciar as inúmeras demandas da vida. E, ainda, a assistência espiritual da Irmã Leila Janaína, da Congregação Filhas de Jesus, recentemente transferida para Minas.

Desde então, anseio por mais encontros de partilha, seja em exercícios quaresmais ou do advento, ou mesmo na vida quotidiana, pois são oportunidades de conhecer mais o modo de rezar inaciano e entender os apelos de Cristo em minha vida.

Passei por mudanças profundas e sigo mudando, com o olhar voltado pra Trindade Santa e sob os cuidados de Maria Santíssima e São José. Me apaixonei pela vida comunitária, na CVX, como forma de ordenar meus pensamentos, sentimentos e hábitos, de modo a optar por escolhas mais harmônicas com a sociedade em que vivo e mais voltadas a construir um mundo mais solidário e justo que sempre idealizei.


Aline Gomes é leiga, pertencente à Comunidade de Vida Cristã (CVX), CVX Nossa Senhora da Estrada, Fortaleza (CE).

CVX: Uma Vocação

Imagem: Lígia de Medeiros. Azulejo Étnico.

Comunidade de Vida Cristã (CVX) Espiritualidade cristã

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

1 comentário Deixe um comentário

  1. É bonito e consolador ver como o Bom Deus responde a quem O busca e se preocupa com os outros!!!

    Obrigada por compartilhar sua caminhada!

    Curtir

Deixe um comentário