Esperanças no Natal de 2023

Luiz Fernando Krieger Merico

Mística do século XXI — programa nº46

Reflexões a partir das encíclicas
Laudato si’ e Fratelli tutti

Do ponto de vista ambiental e climático, o ano de 2023 foi muito difícil. Extremos climáticos por todo o planeta e particularmente no Brasil. Secas gigantescas na Amazônia e em outras regiões. Chuvas impressionantes, ciclones e mais ciclones e muitas ondas de calor como nunca se havia visto. As tendências atuais são de grande piora neste cenário. Avizinham-se muito sofrimento para toda a humanidade. Há esperança? Sim, mas as mudanças devem ser aceleradas drasticamente, antes que sejam atingidos pontos de não retorno… aqueles momentos em que já não será mais possível consertar o estrago que estamos fazendo.

Vendo tudo isto, nossa esperança de cristãos, renovadas neste Natal do Senhor, deve estar centrada em uma mística comprometida com a transformação de nossa realidade, ou seja, com o cuidado com nossa Casa Comum. As cartas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti nos dão as ferramentas para esta jornada espiritual e funcionam como guias para uma fé profundamente enraizada nos desafios do nosso século. Para reforçar esta mística engajada, o papa Francisco lançou este ano a exortação Laudate Deum, renovando e atualizando o apelo dos evangelhos. Se não tomamos estes apelos como guia de vida cristã, de nada terá valido o Natal que acabamos de celebrar. De nada terá valido a encarnação de Deus.  

Já em 2015, o Papa Francisco havia assinado um dos textos mais importantes do século XXI. A Carta Encíclica Laudato Si’, que chamou a atenção do mundo ao tratar do tema da Criação em toda a sua complexidade. A carta pede não apenas uma mudança de atitude, mas também uma nova forma de pensar. A Laudato Si’ instigou novos debates nas diversas áreas do conhecimento, exigindo novas reflexões ecológicas e considerando que tudo está interligado. As propostas de Economia de Francisco e Clara nascem deste contexto. Oito anos após sua eleição, em 2020, Francisco escreveu uma nova encíclica, Fratelli Tutti, que se baseia na perspectiva da solidariedade e da fraternidade como eixo para o resgate das relações humanas. Isto inclui fraternidade com quem ainda não nasceu, e que merece um mundo habitável e digno para viver.  

Com estas duas cartas, Francisco lança as bases da mística do século XXI: são como duas pernas que nos permitem percorrer o mundo atual fazendo o bem e curando as feridas da humanidade. Há duas grandes feridas: a destruição do meio ambiente que nos sustenta, base da existência humana em todas as suas gerações, passadas e futuras – e a ausência de fraternidade, materializada por uma crescente desigualdade social.

A esperança que o Natal deve nos trazer é a renovação de nossas forças internas para mudar nossa realidade. Não adianta nada rezar para que o mundo melhore, se não fazemos nada concretamente para isto. Deus nos habita e quer que processemos mudanças a partir de dentro de nós mesmos, a partir de dentro de nossas comunidades. Assumir a tarefa de sermos braços e pernas de Cristo hoje no mundo.

A vida cristã, deve se tornar uma descoberta espiritual e emocional de nossa responsabilidade como cuidadores da Casa Comum, onde O Criador nos chama a experimentar a “fraternidade universal”, em harmonia com todas as criaturas criadas e amadas por Ele. Os jovens têm um desafio especial e devem ser apoiados para que assumam criativamente a missão de pensar e construir iniciativas para a promoção e defesa da vida em todas as suas instâncias. Os cristãos, neste Natal de 2023, devem abrir-se a uma dimensão cósmica de comunhão com todas as criaturas, de escuta reverente da voz e do clamor da Terra e dos seus povos, e de resposta apaixonada à missão de que todos tenham vida abundante. Essa é a esperança.


Ouça no Podcast Ignatiana
disponível em diversas plataformas
[link]

Encíclicas ecofraternais do Papa Francisco

Laudato si’, sobre o cuidado da casa comum (2015)
Fratelli tutti, sobre a fraternidade e a amizade social (2020)
Laudate Deum, sobre a crise climática (2023)

Luiz Fernando Krieger Merico é graduado em Geologia (UFPR), mestre em Análise Ambiental (UNESP), doutor em Geografia (USP), possui aperfeiçoamento no Schumacher College (Inglaterra) em Economia Ecológica. É autor do livro Mística do século XXI: Guia de Oração com as encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti (e-book).

Ecologia Mística do século XXI

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário