Um dia muito especial

:: :: FILME DA SEMANA :: ::

A humilhação dos dois forma uma atração mútua durante algumas horas ao percebermos que a sociedade os tratou com injusta crueldade. É realismo em moldura dourada. Este é um extenuante exercício de Ettore Scola num estilo que se poderia chamar de imprudência com finura.

Pauline Kael

Una giornata particolare (Um dia muito especial). Direção: Ettore Scola. Produção: Carlo Ponti. Roteiro: Ruggero Maccari, Ettore Scola, com a colaboração de Maurizio Costanzo. Música: Armando Trovajoli. Fotografia: Pasqualino De Santis. Edição: Raimondo Crociani. Elenco: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, John Vernon, Françoise Berd. ― 1977, Itália, Canadá. 110 min. Em italiano.

Hitler e Mussolini se encontram em Roma, no dia 8 de maio de 1938, um ano antes do início da Segunda Guerra Mundial. Discursos ufanistas empolgam a multidão que festeja o encontro dos dois autocratas. Distanciados dos festejos, uma mulher e um homem se encontram pela primeira vez, no conjunto residencial em que moram. Antonietta, uma dona de casa frustrada e infeliz, cria uma intimidade reveladora e uma curiosa cumplicidade com Gabriele, seu vizinho, homossexual vítima da intolerância fascista. Brilhante e delicada atuação de Sophia Loren e Marcello Mastroianni, como os despossuídos, esquecidos e solitários/solidários personagens de Um Dia Muito Especial.

Críticas, comentários, leituras conexas…

Compilação: Osmar Arouck

Cinema

Arouck Visualizar tudo →

Sou bibliotecário desde 1985. Nasci em Belém do Pará, moro em Brasília.

2 comentários Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: