Coragem! Eu venci o mundo!

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho hoje é Jo 15,18-21. Segundo o evangelista João, Jesus discursa para seus discípulos, dizendo: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia”.

Qual o sentido de “mundo” aqui neste texto?

É importante entender o sentido desta palavra “mundo” porque, muitas vezes é lido e interpretado para afirmar que os fiéis cristãos não devem misturar a religião com as atividades sociais, “das coisas do mundo”. Este tipo de interpretação legitima a ideia de que a igreja deve estar tão somente a serviço da evangelização, da pregação do Evangelho, porque as atividades do mundo são profanas e sujas, e que somente Deus, no templo, e a instituição religiosa é sagrada e que tudo o que é mundano (do mundo) é profano e sujo.

Mas não é disso que Jesus está se referindo. Neste texto do Evangelho, o sentido de “mundo” que Jesus está se referindo diz respeito aos poderes do império romano, bem como das lideranças religiosas judaicas que o rejeitaram. Portanto, aqui neste texto de João, não ser do “mundo”, significa não se alinhar aos poderes que perseguiram e mataram Jesus. Lembremos sempre que Jesus foi perseguido e assassinado porque ele foi uma pessoa extremamente comprometida com a sua realidade no mundo, com as periferias existenciais do seu tempo e levava para elas ensinamentos de construção de um mundo mais justo e de igualdade. Lembremos que a atitude de Jesus era política e estava engajada neste mundo.

Mas o Evangelho de Jesus é rejeitado pela sociedade porque está pautado no amor ao próximo. O maior mandamento é amar a Deus e o próximo como a ti mesmo. Isso é exigente, isso é contrário à propaganda que mundo oferece. Por isso, a palavra “odiar” é melhor traduzida por “rejeitar”.

Hoje, vimos essa rejeição chegar às raias da covardia dentro do sistema social e econômico que vivemos: são as extremas desigualdades sociais. O próprio Papa Francisco é rejeitado por esse sistema por causa de sua defesa ao resgaste do Evangelho. Mas, se ele é rejeitado, então ele está no caminho certo, pois “Se fôsseis do mundo – no caso aqui, o mundo da ganância, do individualismo e consumismo – este mundo gostaria e aplaudiria seus pensamentos; pois sabemos que os poderes sociais e econômicos gostam da Igreja enquanto ela se curva a seus interesses e os legitima. Mas quando a Igreja segue efetivamente os ensinamentos de Jesus, esse “mundo” a rejeita, sobretudo, quando a Igreja toma partido e se coloca ao lado dos oprimidos, quando se mobiliza em defesa pela democracia, em defesa dos direitos humanos para todos/as.

Se perseguiram Jesus, perseguirão também os que são seus.  Por isso, Jesus hoje exorta aos seus: Coragem! Eu venci o mundo!


Ouça no Podcast Ignatiana [link]

Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.

Sábado da 5ª semana da Páscoa, ano B

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário