Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa

Retiro Pascal 2024

1º de maio de 2024
São José Operário

Gênesis 1, 26-2,3 ou
Colossenses 3,14-15.17.23-24
Salmo 89,2-4.12-14.16 (R. 17c) “Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!”
Mateus 13,54-58 – “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família.”

Pedido da graça

Senhor dê-me a graça de ter um coração acolhedor para que o teu Reino possa acontecer na minha vida.

Pistas para a oração

Celebramos a festa de São José Operário e o evangelho nos traz a visita de Jesus em Nazaré, sua terra, onde viveu, conviveu e aprendeu de José a profissão de carpinteiro. A passagem por Nazaré não foi fácil para Jesus. Em sua terra, entre os seus, Ele experimentou fortemente a rejeição.


Jesus viveu sua infância, juventude e parte da vida adulta em Nazaré. Saiu de lá para ser batizado pelo Batista no Rio Jordão e depois fixou domicílio em Cafarnaum (Mt 4, 12-14). Depois de um tempo ausente voltando a Nazaré, ensina na Sinagoga causando admiração pela sabedoria com que falava, mas também escândalo pelo que dizia. Eles diziam: “De onde vêm essa sabedoria e esses milagres? Esse homem não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não moram aqui conosco? Então, de onde vem tudo isso?”


Os conterrâneos de Jesus se perguntam donde vem sua sabedoria e seu poder de fazer milagres. Isso demonstra que eles só enxergam o que há de humano em Jesus, nada mais. Assim se fecham para a fé. Para eles Jesus é somente filho do carpinteiro, uma pessoa comum e não aceitam o mistério de Deus presente em um homem comum como eles. Esse fechamento é a causa de Jesus não poder realizar ali nenhum milagre. Ainda hoje é assim, os preconceitos impedem a acolhida amorosa das pessoas, nos fazem olhar raso e nunca buscar a profundidade que é a essência de cada pessoa. Precisamos pedir a graça do Espírito para não nos escandalizarmos com um Deus que se deixa acontecer na história.


Lembra-nos o Pe. Paulo Eduardo Jácomo, que “quando nos escandalizamos com a Igreja, com um certo bispo, ou certo padre ou mesmo com um cristão, não será porque nos estão mostrando o rosto de Cristo que nós não compreendemos ou que nos parece inadequado? Como diz um velho ditado: “Só um estúpido não muda de ideia”. Só os humildes são capazes de mudar de ideia e de mentalidade. É difícil acolher um milagre quando se tem os olhos fechados em nossos conceitos; quando temos a mente presa em nossas convicções. A familiaridade dificulta as coisas em certo sentido. Mas é preciso lembrar que cada um de nós é um mistério. Cada um de nós tem sempre uma novidade escondida.

Existe sempre algo ‘novo’ em quem nós pensamos conhecer profundamente. Se nós não lhes damos a oportunidade de demonstrá-lo, como poderemos ver a sua mudança?”

Na oração:

Contemplo e vivo esse momento… Olhe hoje para José homem simples de Nazaré que cuidou e educou Jesus. Como você se sente diante desse homem? O que diz o texto? Por que o ensinamento de Jesus causa a admiração das pessoas? Por que foi difícil acolhê-lo como o Messias? Como Jesus reage diante dos questionamentos da multidão? Jesus não pôde fazer muitos milagres em Nazaré.

Por que a fé é tão importante? Será que Jesus não podia mesmo fazer milagre sem a fé das pessoas? O que significa isto hoje para mim?

Contemplo e vivo esse momento… Olho… Vejo… Participo… Reflito para tirar proveito… Faço um longo colóquio com Jesus ressuscitado… Concluo rezando um Pai Nosso e faço as anotações e rezo Salve José.

Salve José, agraciado por Deus.
O Senhor é convosco
Bendito sois vós entre os homens
E bendito é o fruto do vosso bendito coração: Jesus.

São José, pai adotivo de Jesus.
Olhai e cuidai de nós e de nossas famílias
Agora e na hora de nossa morte santa.
Amém.

Colóquio em poesia – para mais saborear esse encontro…

De onde mais poderia
vir Tua sabedoria
senão de um olhar encantado
com todo esforço de transformação
vivido por homens e mulheres?
De onde mais poderiam
vir Teus milagres
senão de um desejo intenso
de colaborar com Teus irmãos e irmãs
neste cuidado com o mundo?
Ao olhar para
carpinteiros e pescadores
agricultores e pastores
padeiros e vinhateiros
Tu vias o Reino de Teu Pai
acontecendo na discrição
de cada gesto de entrega e doação
Por isso
Filho d’Aquele que trabalha sempre
abençoa todos os homens e mulheres
que com o fruto de seu labor
guardam a vida neste mundo e
glorificam a Obra de Teu Pai
E abre os ouvidos de Teus discípulos
para que escutem
no saber de cada trabalhador
uma parábola de Tua Sabedoria
acessível a quem permanece parceiro
da ação generosa do Criador
São José Operário
rogai por nós!


Francys Silvestrini Adão SJ


Retiro Pascal

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário