Jesus e a nova imagem de Deus

Simone Furquim Guimarães

Na leitura de hoje (Lc 2,41-51), o evangelista nos relata que aos 12 anos de idade Jesus foi a Jerusalém para a festa da Páscoa. Porém, ele não volta com a caravana; seus pais, preocupados, procura por Jesus e o encontra no Templo.

O texto diz que os doutores da Lei ficaram extasiados com sua inteligência e com suas respostas. O que será que Jesus disse aos doutores da Lei para impressioná-los?

Na sociedade judaica, desde o Antigo Testamento, era papel das mães educar seus filhos até os 12 anos de idade. Portanto, o berço de Jesus e seus ensinamentos sobre a fé em Deus se dá pela mãe. O que será que Jesus aprendeu de Maria?

Sabemos, por meio do Evangelho de Lucas, que Maria disse assim: “O Todo-poderoso…dispersou os homens de coração orgulhoso. Depôs poderosos de seus tronos, e a humildes exaltou. Cumulou de bens a famintos e despediu ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando de sua misericórdia” (cf. Lc 1,51-54). Maria faz memória do Deus libertador do Êxodo. Isto significa dizer que a teologia nasce na casa, a partir da mulher, da mãe. É uma teologia que nasce dos pequenos, dos “debaixo”.

Jesus impressionou os doutores da Lei porque fez memória a essa teologia. Lembrando que os profetas são os que mais fizeram memória do Deus do Êxodo para que Israel não se desviasse do caminho e nem seguisse o caminho dos ímpios. Por isso, Jesus também era reconhecido como profeta.

O Evangelho de hoje nos mostra também que Jesus inaugura uma nova imagem deste Deus. Com Jesus, Deus não é mais conhecido como o Deus dos exércitos, mas sim como Papai. Ao responder sua mãe sobre porque não os acompanhou na caravana de volta pra casa, Jesus disse: “Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?”. Jesus representa Deus como um Pai, alguém mais próximo e familiar.

Pensar Deus como Pai e nós como seus filhos e filhas; e, por conseguinte, nos perceber como irmãos e irmãs é estabelecer uma grande fraternidade. O texto finaliza, dizendo: “Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e diante dos homens” (v.52).

Diante do Pai e diante da humanidade, Jesus cresce e permanece nos impressionando com sua sabedoria todas as vezes que nos alimentamos do Evangelho, com o coração aberto para acolher a todos e todas como irmãos e irmãs. Amém!


Ouça no Podcast Ignatiana [link]

Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/Planalto Central).


Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Desde outubro de 2020, também disponível no podcast Ignatiana.

Sábado da 9ª semana do Tempo Comum, ano B

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário