O caminho das escolhas nos leva ao caminho do encontro

Lilian Cerqueira &
Luiz Carlos dos Santos

Oi, me chamo Lílian Cerqueira, pode me chamar de Liu, prazer!

Oi, me chamo Luiz Carlos, conhecido como Lula, prazer!

Somos casados há quinze anos, mas juntos estamos há vinte e dois anos entre namoro, noivado e matrimônio. Somos pais da Maria Eduarda, 11 anos e Maria Flor, 6 anos. Somos baianos, da cidade de Salvador, e pertencentes à Comunidade de Vida Cristã (CVX) Nossa Senhora Aparecida.

Essa apresentação é para você passear conosco, e conhecer brevemente um pouco da nossa história, nossos caminhos e assim ficarmos um pouquinho mais próximos. Vamos descrever nas próximas linhas como a espiritualidade fez com que nos encontrássemos enquanto casal, família e amigos.

Bebemos da espiritualidade inaciana em tempos diferentes: Lula está nesse caminho há mais ou menos 24 anos e eu há 20 anos, quando recebi o convite para pré-CVX Santo Inácio de Loyola, fundada pelos membros da CVX Nossa Senhora Aparecida. Nesta época já namorávamos. Eu me recordo que no primeiro encontro da Pré, houve um mix de sentimentos envolvidos, pois eu e minha irmã já íamos em alguns eventos da CVX como convidadas e ficávamos radiantes com aquela atmosfera, com a alegria, o cuidado e respeito um com o outro. E Lula não ficava atrás, ele sempre convicto do que estava vivendo, o seu semblante transmitia luz.

Durante anos percorremos caminhos na espiritualidade inaciana em espaços diferentes: ele na CVX Nossa Senhora Aparecida e eu na pré-CVX Santo Inácio de Loyola. E assim íamos vivendo o ser CVX, mas enquanto casal (de namorados e noivos) não mergulhávamos na espiritualidade, muitas decisões nossas eram sem discernimento, ou se conversávamos, na hora da ação não compreendíamos as particularidades do ser Lilian e do ser Lula.

Nós nos casamos em 2008 e, entre a nossa primeira filha, Maria Eduarda, que tivemos, em 2012, e a segunda, Maria Flor, em 2017, participei de um retiro na Casa São José, em Mar Grande, na Bahia. O retiro foi orientado pelo Pe. Renato, sj, com o tema A Arte de Cuidar, e desde então algo me inquietou. Aliás, uma pergunta que ele fez para mim no meu momento de partilha com ele, me inquietou e partilhei em diversos momentos com diversas pessoas, e está muito presente em minha memória até hoje. “Porque você e Luiz não são da mesma comunidade?”. Naquele momento dei muitas explicações e silenciei. Saindo do retiro, no meu íntimo algo me incomodava e uma verdade viria depois de muito discernimento. Eu não pensava em ser da mesma comunidade que Lula por medo, por me sentir frágil em meus sentimentos diante dele, e por acreditar que ele não se sentiria à vontade de me ver ali, na escuta das suas partilhas. Fui percebendo que, mesmo casada com Lula e tantos anos juntos, erámos distantes, por vários motivos e isso contribuía para não mergulharmos na nossa vocação e missão: aquela que escolhemos para as nossas vidas.

Depois de longos anos a pré-CVX se fundiu à CVX Nossa Senhora Aparecida, o que eu tanto temia aconteceu: eu e Lula estávamos juntos na mesma comunidade! O início não foi tão fácil, começar a escutar as suas partilhas e ele me escutar, era desconfortável e superficial.  Ao mesmo tempo, aos poucos começamos a nos reconhecer enquanto casal, e fomos nos respeitando ainda mais como pessoas diferentes, que juntos partilham, choram, se escutam, que respeitam as dores um do outro, e que crescem no discernimento a cada decisão. Ainda temos caminhos a percorrer, pois trazemos para o nosso convívio ensinamentos diversos, culturas familiares que sempre nortearam a nossa educação e, a cada dia, precisamos respeitar essas diferenças sem julgar alguma melhor. Então, discernindo vamos construindo a nossa família com todos os nossos aprendizados.

Participar da mesma comunidade CVX possibilitou nos encontrarmos enquanto pessoas, casal, família e amigos. A experiência que vivemos de estarmos juntos na coordenação da Regional CVX Bahia durante dois anos, que findou em março de 2024, foi um desafio, uma superação que, só através do silêncio, da escuta e da partilha, fomos nos ajudando e compreendendo tantas limitações.

A nossa Regional recebeu o Encontro Nacional em Salvador, em setembro de 2023, e vivemos cada fase deste evento de forma tão intensa que possibilitou o nosso crescimento e respeito ao que somos, passando a admirarmos um ao outro, e a compreendermos o quanto nos completamos nas nossas diferenças. Tudo isso foi possível porque nos permitimos enfrentar o medo e fazer com que o caminho que escolhemos fortalecesse verdadeiros encontros.


Lilian Cerqueira (Liu) e Luiz Carlos dos Santos (Lula) são leigos casados, pertencentes à Comunidade de Vida Cristã (CVX), CVX Nossa Senhora Aparecida, Salvador (BA).

CVX: Uma Vocação

Imagem: Lígia de Medeiros. Mesa Posta n. 03. Azulejaria.

Comunidade de Vida Cristã (CVX) Espiritualidade cristã

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

1 comentário Deixe um comentário

  1. Muito obrigada por nos permitir conhecer o caminho que vocês trilharam! Transmitiram com clareza um processo complexo, de vida! Vocês são vencedores! Parabéns e sucesso na caminhada que continua!!!

    Curtir

Deixe um comentário