VII — Jesus aparece aos apóstolos

Assim como o Pai me enviou, eu os envio.

Jo 20,21
Palavra de Deus

João 20,19-23

Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz esteja com vocês!” Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor. Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo. Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”.

Magistério

São João Paulo II

Na sua ressurreição Cristo revelou o Deus de amor misericordioso, precisamente porque aceitou a Cruz como caminho para a ressurreição. É por isso que, quando lembramos a cruz de Cristo, a sua paixão e morte a nossa fé e a nossa esperança concentram-se n’Ele Ressuscitado naquele mesmo Cristo, aliás, que «na tarde desse dia, que era o primeiro de semana… se pôs no meio deles» no Cenáculo «onde se achavam juntos os discípulos … soprou sobre eles e lhes disse: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos». Este é o Filho de Deus que na sua ressurreição experimentou em si de modo radical a misericórdia, isto é, o amor do Pai que é mais forte do que a morte. Ele é também o mesmo Cristo Filho de Deus, que no termo — e, em certo sentido, já para além do termo — da sua missão messiânica, se revela a si mesmo como fonte inexaurível de misericórdia, daquele amor que, na perspectiva ulterior da história da Salvação na Igreja, deve perenemente mostrar-se mais forte do que o pecado. Cristo pascal é a encarnação definitiva da misericórdia, o seu sinal vivo: histórico-salvífico e, simultaneamente, escatológico. Neste mesmo espírito a Liturgia do tempo pascal põe nos nossos lábios as palavras do Salmo: Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor.

Dives in misericordia, 8.

Preces

— Rezemos hoje pelas pessoas que, nesta época de pandemia, fazem comércio em desvantagem dos necessitados; aproveitam das necessidades dos outros e vendem-nas: os mafiosos, os usurários e muitos outros. Que o Senhor lhes comova o coração e as converta.

— Rezemos pelos bispos, padres, pastores e ministros das diversas confissões cristãs, para que, fiéis a Cristo pobre e humilde, ajudem suas comunidades a descobrir a força extraordinária do amor, que impele as pessoas a comprometerem-se, com coragem e generosidade, no campo da justiça e da paz.

— Rezemos pelos profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, maqueiros, auxiliares, voluntários e tantos outros que ajudam muito. Rezemos por eles, pelas suas famílias. Demos graças a Deus pelo seu exemplo de heroísmo que nos dão na assistência aos enfermos.

SENHOR, te pedimos a graça de sentir intensa alegria pela ressurreição de Jesus.
Que saibamos perceber o Teu amor salvífico,
que opera misteriosamente em cada pessoa,
para além dos seus defeitos e das suas quedas.

Pai Nosso que estais nos céus…

Ave Maria, cheia de graça…

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
Como era, no princípio, agora e sempre. 
Amém.

Canção

Aleluia, alegria, minha gente,
Aleluia, aleluia

Ele falou: sou eu mesmo, minha gente.
Olhem meus pés e minhas mãos, Aleluia.

Ele falou: ressuscitei, minha gente,
feliz quem acredita, sem ter visto, Aleluia.

Aleluia, alegria (Everaldo Peixoto)
[ouça no Youtube]


ESTAÇÕES
IIIIIIIVVVIVII
VIIIIXXXIXIIXIIIXIVXV

Introdução | Créditos

Imagem
ATELIÊ 15
Instagram | Facebook | WhatsApp | Loja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: