Introdução

Pe. Haroldo J. Rahm, S.J.

Quando, ainda jovem, fiz o meu primeiro retiro no noviciado dos jesuítas, impressionei-me tanto com os Exercícios Espirituais de Santo Inácio, que resolvi escrever um livro sobre este Santo, autor de uma tal “bomba atômica” de espiritualidade. Foi como leigo, durante 16 anos, antes de ser ordenado sacerdote, que ele pregou a sua doutrina dos exercícios.

Comecei a ajuntar anotações e arquivar tudo o que encontrava sobre o assunto. Mas não tardou que me sentisse completamente frustrado, por ver que tantos livros clássicos, de autores gigantes, haviam sido publicados sobre Inácio e sua pequena Companhia de Jesus.

Que fazer?… Durante anos conformei-me com o irrealizável. Agora, na quarta vigília da minha vida de jesuíta, tendo pregado, no meu modo simples, a espiritualidade inaciana durante 30 anos, encontrei um meio de satisfazer, na minha pequena medida, um desejo de juventude.

Um livrinho de meditação para os 31 dias de julho, que precedem a festa do santo, ou de qualquer mês, creio não ter sido ainda publicado. reencontrei o meu entusiasmo juvenil nessa ideia e na sua realização. Que o senhor abençoe este pequeno trabalho para a sua glória.

Preguei a muitos e muitos e espero ainda pregar a muitos, até celebrar, no ano 2000, as bodas de ouro da minha ordenação sacerdotal. Por que não, se Deus o permitir?… Tenho toda a eternidade para gozar do infinito amor no céu, e não tenho pressa de lá chegar. Há muito que fazer sobre a Terra para o estabelecimento do Reino de Deus, e gostaria de ainda ser um “instrumento” para isso por muito tempo.

Quero expor as três razões da publicação deste livro:

  1. Meus irmãos jesuítas talvez gostem de prolongar o seu retiro anual de 8 dias, confirmando, com um mês de meditação diária sobre os exercícios, as suas resoluções;
  2. os que assistem a cursos “no Espírito Santo”, e de “relaxamento e oração” que se apoiou na espiritualidade inaciana, encontraram em resumo a doutrina do santo, com a sua visão cósmica de Cristo e de sua Igreja. Neste livrinho poderão ir às fontes dessa espiritualidade;
  3. para os muitos que gostariam de conhecer melhor o homem cuja espiritualidade produziu um Xavier, um Anchieta, um Nóbrega, os heróis das missões do Brasil, e do Paraguai, e mais recentemente um Lombardi e um Teilhard de Chardin, sim, todos, no Espírito de Jesus, terão a oportunidade de rezar com Inácio, à sua maneira.

O livrinho apresenta breves meditações para cada dia, durante um mês, terminando com a oração que tudo resume na doação incondicional, nota dominante da espiritualidade inaciana. É livro para ser lentamente meditado, não lido.

Em Paris, Inácio disse a Xavier, em tão jovem atleta estudante : “Dê-me um mês de sua vida e farei de você um santo”. Xavier deu-lhe um mês e sabemos o resultado. Talvez um mês com Inácio faça o mesmo para nós. Assim o espero.

Que Maria, que tão grande influência teve na vida de Inácio, e, na graça e poder do espírito, fê-lo seguir a Jesus tão de perto, seja nossa guia nestas reflexões diárias. que a nossa resposta seja como a de tantos Santos: “Senhor, ajuda-me a conhecer te mais intimamente, para que possa te amar mais ardentemente e seguir-te mais de perto!”.

Oremos uns pelos outros.

Festa de Santo Inácio, 1981


RAHM, Haroldo J. Inácio de Loyola: um leigo de oração. São Paulo: Loyola, 1989. 68 p. p. 5-6.

Padre Haroldo Rahm nasceu na cidade de Tyler, Estado do Texas, nos Estados Unidos, no dia 22/02/1919, ingressou na Companhia de Jesus no dia 14/08/1937, foi ordenado sacerdote no dia 14/06/1950, proferiu seus últimos votos no dia 15/08/1954, faleceu no dia 30/11/2019. Notabilizou-se por seu trabalho pastoral e terapêutico junto aos dependentes químicos.

Conheça sua obra [clique aqui]

JULHO COM INÁCIO DE LOYOLA

Início | Introdução
123456789101112
13141516171819202122
232425262728293031

%d blogueiros gostam disto: