Bom cristão, boa cristã

Simone Furquim Guimarães

A leitura do Evangelho proposta pela igreja hoje é Lc 6,43-49. Jesus conta três parábolas: da árvore boa e ruim, do tesouro bom e ruim e do homem que constrói a casa sobre a rocha. Nestas parábolas há elementos comparativos para ensinar como deve ser e fazer o bom cristão: deve ser a árvore boa, os frutos bons, o bom tesouro e o bom construtor. Se assim o faz não cairão na contradição e ruína, pois ouve a palavra de Deus e a coloca em prática. São diferentes dos hipócritas, aqueles que fazem belos discursos, que passam por tementes a Deus, mas não praticam a Palavra de Deus.

Sempre vivemos um conflito complicado entre o dizer e o fazer. Quantas palavras bonitas não saem da boca de tantas pessoas que depositamos confiança, seja ela no âmbito familiar, comunitário ou social. Quantas lideranças não dizem e prometem coisas boas, porém na prática estão viciadas pelos maus costumes e reproduzem a hipocrisia das autoridades políticas e religiosas do tempo de Jesus.

A teoria e a prática era o problema que levava a destruição da dignidade de vida das pessoas desde o tempo de Jesus, percorria também no tempo das primeiras comunidades cristãs, como ilustra o Evangelho segundo Lucas e acontece com nós hoje. Saber ouvir, aderir e praticar verdadeiramente o Evangelho é construir com alicerce bem seguro nossa vida, nossa comunidade, nossa igreja, nossa sociedade.

Neste tempo que estamos vivendo Jesus diz: “a boca fala do que o coração está cheio”. Que nosso coração se encha de paz, solidariedade, fraternidade, liberdade e amor cristão para construirmos um mundo possível.


Simone Furquim Guimarães é mestre em Teologia na linha bíblica. Tem experiência na área de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).

Esta reflexão bíblica foi originalmente apresentada no Programa de Justiça e Paz, produzido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que vai ao ar todo sábado, às 11:00, na Rádio Nova Aliança.

Palavra de Deus

Ignatiana Visualizar tudo →

IGNATIANA é um blog de produção coletiva, iniciado em 2018. Chama-se IGNATIANA (inaciana) porque buscamos na espiritualidade de Inácio de Loyola uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente nesse mundo vasto e complicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: