O Princípio e Fundamento e o Salmo 23: o que estes dois textos têm em comum, além do número 23?

Joana Eleuthério *
Ramón F. de La Cigoña **

Lemos o texto com a nossa história e o rezamos da mesma forma.

 

O SENHOR É O MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ… Peço-Lhe a serenidade dos meus afetos ordenados para me experimentar como sujeito criado para louvar, reverenciar e servir a Deus nosso Senhor. 

Ele me faz repousar em verdes prados, a águas tranquilas me conduz… Deus me conhece desde sempre, me salva e me coloca nessa Casa Comum que é a Criação; e me pede que cuide dela, e ajude a todos serem felizes. O Bom Pastor - Claudio Pastro

Restaura minhas forças, guia-me pelo caminho certo, por amor do seu nome…  Todas as coisas sobre a face da terra foram criadas para me ajudar a alcançar o fim para o qual fui criado.

Se eu tiver de andar por vale escuro, não temerei mal nenhum, pois comigo estás. O teu bastão e teu cajado me dão segurança… Dessa maneira, eu me torno capaz de usar das coisas, tanto quanto elas me ajudem a atingir o meu objetivo e delas me privar tanto quanto elas possam ser um obstáculo.

Diante de mim preparas uma mesa aos olhos de meus inimigos; unges com óleo minha cabeça, meu cálice transborda… Com a graça de Deus fico livre diante de todas as coisas criadas para poder discernir por onde Deus me leva, e concretizá-lo com alegria, e deixando de lado tudo o que não me ajuda como discípulo do Senhor.

Felicidade e graça vão me acompanhar todos os dias da minha vida e vou morar na casa do Senhor por muitíssimos anos… Se tenho saúde: Glória a Deus, Se doença: Glória a Deus também. Tenho riqueza: Glória a Deus por partilhá-la; pobreza? Glória a Deus por Ele ser nosso Pai. Vai tudo bem? Glória a Deus; Tudo mal? Glória a Deus também;

Ele cuida de mim… Mas que eu possa sempre desejar e escolher somente aquilo que mais me ajuda para o fim que fui criado.

O Salmo 23 caracteriza-se fundamentalmente pela bondade do Pastor com as suas ovelhas. Sinto que o Princípio e Fundamento dos Exercícios Espirituais só será rezado com profundidade quando eu tenha absoluta confiança em Deus como Pai, que é a verdadeira fonte: de amor e misericórdia, de paz, serenidade e alegria. Rezar, com a humildade de uma ovelha sem pastor e deixando-me nutrir pelo precioso “alimento que é fazer a vontade do Pai”. Peço a capacidade de viver a “indiferença inaciana” (liberdade interior), como caminho e não como a meta nem objetivo. Talvez possa dizer que percebo o Princípio e Fundamento como a minha resposta ao zelo amoroso de nosso Deus e Pastor.

 

Fevereiro de 2019


O presente texto é uma leitura conjunta de Joana e Ramón a partir de uma reflexão de Joana.

* Joana Eleuthério é analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal.

** Ramón F. de La Cigoña é padre jesuíta, editor do blog Terra Boa.

Imagem: “O Bom Pastor”, de Claudio Pastro, fresco na Capela do Bom Pastor, São Paulo (SP).

Espiritualidade cristã

Joana Eleuthério Visualizar tudo →

Caminhante sem nenhuma linearidade e com variados interesses – uma buscadora incansável.

2 comentários Deixe um comentário

Deixe um comentário